Empresários de Itabira discutem sobre a economia local

Nessa quinta-feira, 18 de março, aconteceu mais uma edição do projeto Café com Presidente, na Câmara Municipal de Itabira. Desta vez quem participou do encontro foram representantes do segmento empresarial da cidade, representado por diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itabira (Acita) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).   Iniciada pelo presidente […]

Nessa quinta-feira, 18 de março, aconteceu mais uma edição do projeto Café com Presidente, na Câmara Municipal de Itabira. Desta vez quem participou do encontro foram representantes do segmento empresarial da cidade, representado por diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itabira (Acita) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
 
Iniciada pelo presidente da Câmara, Neidson Freitas, a reunião foi definida como uma aproximação do Poder Legislativo com a iniciativa privada com intuito de informar os empresários sobre projetos que tramitam na casa legislativa como a “Lei Cidade Limpa” que regula as propagandas visuais, como outdoors e placas publicitárias. A discussão envolveu também o Banco de Currículos da Câmara, disponível no site da instituição, e outros assuntos, como a possibilidade da instalação de uma usina de siderurgia na região de Itabira pela Vale. A duplicação da BR-381 e da instalação de feiras itinerantes de produtos na cidade também fizeram parte da pauta da reunião.
 
Cidade limpa
Sobre a “Lei Cidade Limpa”, de autoria do Poder Executivo, houveram muitas dúvidas e críticas por parte dos empresários. Para o presidente da CDL, Maurício Martins, essa determinação da Prefeitura pode aumentar os custos dos empresários itabiranos. “Estamos em um período pós-crise, portanto, acredito que essa lei, na parte que regula as placas das lojas já existentes, pode onerar nossas empresas. Se tiver de adequar minha placa, terei de fazer uma nova, que custa em média de R$ 15 a R$ 30 mil.” A crítica foi endossada e ampliada pelo comerciante Genildo Lopes, que acredita que a Prefeitura deveria ter outras prioridades. “Que vai aumentar o custo dos empresários, isso é uma dúvida que precisa ser esclarecida. Contudo, a Prefeitura poderia se preocupar primeiro em consertar os passeios das ruas que estão em más condições.”
 
Para o empresário Marco Aurélio, essas possíveis adaptações devem valer para as novas placas. Por outro lado, Neidson disse que o objetivo era esse mesmo: discutir o projeto antes que ele vire lei. “Sabemos que a Câmara é o ambiente exato para essas discussões e vamos levar todas essas considerações para tramitar esse projeto”, concluiu.
 
Feiras itinerantes
Outra reivindicação feita pelos empresários foi quanto à instalação de feiras itinerantes na cidade, que segundo eles, trazem malefícios para o mercado local, já que essas feiras não geram empregos, renda e impostos. Neidson se prontificou a levar o assunto para ser discutido na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Casa.
 
Banco de currículos
O presidente aproveitou a presença dos empresários para apresentar o projeto Banco de Currículos do Portal da Câmara na internet, onde as pessoas podem cadastrar seus currículos e as empresas, além de pesquisar por mão de obra, podem também divulgar vagas de empregos. “Mesmo não sendo função principal do legislativo, estamos sensíveis a essa ansiedade, que é principalmente dos jovens por emprego. Assim, o Banco de Currículos pode auxiliar as empresas nesta busca por colaboradores,” disse Neidson.
 
Segundo a empresária Cristiane Lage, o projeto pode ser aprimorado já que o problema não é só divulgar as vagas, mas também qualificar mão de obra. “Seria interessante que todas as pessoas cadastradas pudessem participar de palestras que desse um pouco mais de qualificação para ajudar no processo de recrutamento por parte das empresas”, ponderou Cristiane. O presidente Neidson agradeceu a sugestão e se prontificou a providenciar estudos para viabilizar mais esse auxílio à população.
 
Siderurgia
Quanto à possibilidade da instalação de uma siderúrgica da Vale, os empresários elogiaram a iniciativa da Câmara de Itabira de reivindicar uma usina do ramo para Itabira ou região. Para o presidente da Acita, José Antônio, um grupo deveria ser formado para reivindicar junto a mineradora tal investimento. “Poderemos preparar uma proposta em conjunto com outras entidades como a Prefeitura para discutirmos com a Vale esses investimentos em nossa região”. Segundo Neidson, a ação pode resultar em um grande passo para o futuro da cidade. “Temos de ser incisivos e prudentes sim, mas não vagarosos e omissos, pois a Vale nasceu aqui e portanto pode e deve ter uma atenção especial conosco. Basta sabermos negociar”, destacou o vereador.
 
Duplicação
Em relação à duplicação da BR-381, Neidson reconheceu que os esforços somados no ano passado estão dando resultados, já que o Governo Federal anunciou que duplicará a rodovia usando recurso do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. “Nós, homens públicos, precisamos ser eternos otimistas, pois a população deposita uma enorme esperança em nós. Sendo assim, acredito nesta duplicação”, ponderou.
 
Água da chuva
Para finalizar, o presidente da Câmara destacou a obra realizada no prédio do legislativo para captação e utilização da água de chuva. “Essa obra é uma resposta à lei 4268, que institui que todos os prédios públicos se adaptem a essa possibilidade de utilizar esse recurso. Sendo assim, a Câmara será pioneira dando o exemplo. Convido também a todos a refletirem e já iniciarem estudos para adaptar seus empreendimentos, já que isso certamente trará retorno à iniciativa privada”, concluiu.