Hospital Carlos Chagas investe em Nutrição Hospitalar através de capacitações

No Brasil existem mais de seis mil hospitais divididos entre públicos (21,4%) e privados (78,6%) que vêm sentindo a necessidade de expandir seus serviços no setor de alimentação, isso porque a desnutrição hospitalar chega a atingir de 30 a 50% dos internados, segundo dados do Instituto de Metabolismo E Nutrição (IMeN)   O serviço de […]

No Brasil existem mais de seis mil hospitais divididos entre públicos (21,4%) e privados (78,6%) que vêm sentindo a necessidade de expandir seus serviços no setor de alimentação, isso porque a desnutrição hospitalar chega a atingir de 30 a 50% dos internados, segundo dados do Instituto de Metabolismo E Nutrição (IMeN)
 
O serviço de nutrição em um Hospital atua na produção diária de refeições para os internados, acompanhantes e funcionários, bem como na qualidade dos alimentos. Cada paciente internado exige uma dieta específica segundo suas necessidades, debilitações e patologias. Desta forma, o setor de nutrição hospitalar é o responsável por elaborar os cardápios.
 
No Hospital Carlos Chagas existe a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) que atua neste sentido. Por dia, são oferecidas em média 496 refeições incluindo café, lanches, almoço e jantar a pacientes, acompanhantes e funcionários. Todo o cardápio é de responsabilidade da nutricionista Cristina Martins, junto a sua equipe de trabalho.
 
A nutricionista explica que ?a dieta é administrada ao paciente levando em consideração a patologia pela qual ele foi internado, os históricos de outras tendências em família, como diabetes, hipertensão e outros. Desta forma, trabalhamos no sentido de reduzir o tempo de internação do paciente com o auxílio de uma boa alimentação?, destacou a nutricionista.
 
A desnutrição acontece devido a redução da ingestão de alimentos junto à necessidade de energias que o metabolismo em desequilíbrio do paciente exige, assim, a enfermidade traz debilitações ao sistema imunológico.
 
No setor de Unidade de Alimentação e Nutrição do Carlos Chagas ainda existe um cuidado quanto a qualidade higiênico sanitária de todo o processo de preparação das refeições. ?Através de cursos e capacitações com temas voltados para o setor, o Hospital investe na melhoria de seus serviços?, avalia o diretor Márcio do Espírito Santo.
 
De acordo com um levantamento realizado pela nutricionista, a evolução o número de pacientes bem nutridos é positiva, tendo em vista que, em média, 10 a 12 pacientes por dia, fazem o uso de sondas e, entre eles, de 60 a 70% apresentam evolução nutricional boa. Os idosos e adultos representam mais de 60% das internações.
 
A nutricionista realiza diariamente no Hospital visita aos leitos dos setores de internação, clínica médica e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para fazer uma avaliação e pesquisa de satisfação quanto às refeições que são servidas e ainda orienta os acompanhantes quanto a entrada de alimentos que se pode ou não ser consumido de acordo com a patologia de cada paciente.

Serviços relacionados