Projeto Mosaico: delegação de Itabira vai à França em dezembro

Reunião com franceses no gabinete do prefeito em que aparecem três dos que vão à França: prefeito João Izael, Mônica Reis (Interassociação) e Dora Matoso (que apresentou o pré-projeto de Itabira no workshop de BH)

O conteúdo continua após o anúncio


O Projeto Mosaico de Itabira, que faz parte a rede de Mosaicos do Brasil, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, está rendendo louvores e novas perspectivas à cidade. Em 15 de maio, em Belo Horizonte, ocorreu o “Workshop de Capacitação de Gestores de Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira”, de que participou a engenheira da Secretaria de Meio Ambiente de Itabira, Maria Auxiliadora Silva Motoso. Dora entregou à equipe francesa presente no Brasil o projeto que foi aprovado e que credencia Itabira a participar do 3º Encontro, a realizar-se no Palácio dos Congressos, em Lyon, em 3 e 4 de dezembro deste ano.
 
A sugestão aprovada é a seguinte: o Projeto Mosaico de Itabira será apresentado de forma interativa pelo tripé Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Setor Privado. Nesta ocasião, o Poder Público (Executivo e Legislativo) será representado pelo prefeito de Itabira João Izael Querino Coelho e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Neidson de Freitas; a Sociedade Civil será representada pela presidenta da Interassociação das Associações de Amigos de Bairros, Mônica Reis, e o Setor Privado, representado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços a Agropecuária de Itabira (Acita), José Antônio Reis Lopes. As despesas da viagem serão arcadas pelo Ministério do Meio Ambiente e governo francês.
 
O Workshop realizado na capital coincidiu com a presença de franceses no país em comemoração ao Ano da França no Brasil. Lyon (em português Lião, foma em desuso) é uma das maiores cidades francesas (segunda maior área urbana, terceiro maior município), capital da região Ródano-Alpes e do departamento de Ródano, na junção do Ródano (Rhône) e do Saône. Tem cerca de 1.783.400 habitantes e foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugdunum, era a capital da província da Gália.
 
Foi em Lyon que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro que nasceu fora da Península Itálica e que chegou a conquistar a Britânia em 43 d.C.
 
DETALHES DO ENCONTRO DE LYON
 
Tema Central:”Desenvolvimento Sustentável “e Cultura
— O tema do desenvolvimento sustentável deverá nortear o 3° Encontro
— Associar os temas “desenvolvimento sustentável” e “cultura”, tendo em vista que o primeiro procura assegurar a capacidade de produzir o crescimento econômico; o segundo promove desenvolvimento social, cultural, político e ambiental.
 
Objetivos
 
— Fortalecer as parcerias existentes e criar o ambiente institucional para o surgimento de novas parcerias;
— Estimular as soluções inovadoras e fortalecer as experiências em andamento;
Criar mecanismos para institucionais para perenizar a cooperação descentralizada e federativa franco-brasileira;
— Articular a cooperação descentralizada e federativa com as ações dos governos nacionais;
Criar novas formas de cooperação (trilateral, articulada com governos nacionais, parcerias com setor privado e sociedade civil, etc.) a fim de construir soluções de enfrentamento da crise internacional
 
Público Alvo
 
— Governos locais franceses e brasileiros
— Representantes do Estado nacional / federal
— Especialistas (peritos, universitários,…)
— Atores sociais e Organizações Não-Governamentais
— Empresas públicas e privadas
— Organizações internacionais
 
Programação
 
— Dia 3 de dezembro
Manhã: Abertura em sessão plenária
Tarde: 4 Oficinas paralelas (conduzidas por um representante brasileiro e um francês)
 
— Dia 4 de dezembro
Manhã: 4 Oficinas paralelas
Tarde: Sessão Plenária de encerramento com a leitura da Declaração de Lyon e das resoluções do Encontro .
 
Itabira participa da 2ª Oficina “”Preservação dos territórios e biodiversidade em meio rural” com o tema “Ordenamento do território e desenvolvimento sustentável (programa “Mosaico das áreas protegidas”).