Funcesi vai implantar cursos de capacitação de líderes comunitários em Itabira
Encontro aconteceu na Câmara nesta quinta-feira
A Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira reuniu a comunidade organizada da cidade nesta quinta-feira, 5 de março, no salão de reuniões da Câmara de Vereadores. O ponto alto do encontro, registrado depois da fala de representantes de conselhos municipais e dos presidentes das entidades comunitárias, foi a palestra do professor Francisco Graça de Moura, consultor da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), que falou sobre o “Plano de Capacitação das Comunidades Organizadas e das Organizações e Entidades da Sociedade para Participação na Gestão Democrática Participativa e na Gestão Social Sustentável”.
Além dos representantes de associações comunitárias e de Francisco Graça de Moura, prestigiaram a reunião os vereadores Neidson de Freitas (PP), presidente da Câmara de Vereadores, Tãozinho Leite (PP) e Solimar José da Silva (PSDB), além dos representantes da Funcesi, Elvécio Ribeiro Brasil (superintendente) e José Carlos Fernandes de Lima (diretor). Assinaram o livro de presença exatamente 71 cidadãos.
REUNIÃO NORMAL
A presidente Mônica Reis, da Interassociação, comandou o encontro dos líderes comunitários de Itabira e fez mediação na palavra de cada representante de bairros e comunidades itabiranas. A maioria mostrou a notória e esperada preocupação referebte às dificuldades do associativismo dentro do contexto dos bairros.
Apesar do choro geral, a resposta aos reclamos dos líderes viria depois, na fala do palestrante da noite. Ele, por sinal, acompanhava o desenrolar das falas dos diretores de entidades comunitárias, acenando sempre, numa atitude que denotava compreensão pelos problemas narrados.
PALESTRA DO CONSULTOR
O “Plano de Capacitação das Comunidades Organizadas e das Organizações e Entidades da Sociedade para Participação na Gestão Democrática Participativa e na Gestão Social Sustentável” foi apresentado por Francisco Graça de Moura durante 45 minutos, usando o recurso eletrônico de imagens projetadas em tela.
O cientista social que, além de prestar serviços à Funcesi, é consultor internacional em Desenvolvimento de Comunidades, em Planejamento Participativo, em Gestão Social Sustentável e Políticas Públicas Municipais Participativas, mostrou o seu plano de maneira ampla e detalhada, chamando-o de “proposta nova e inovadora” e classificando a sua implantação como mais um desafio com que se defronta no contexto de sua vida profissional.
“Admirador das peças comunitárias”. Assim Francisco Graça de Moura se classificou diante de sua missão. Para dar maior esclarecimento à sua fala, fez uma narrativa a respeito do desenrolar cronológico de fatos que permitiram chegar à sua proposta. Da Constituição Brasileira de 1988, passando pelo Estatuto da Cidade e chegando ao Plano Diretor, mostrou como funciona a força comunitária preparada para enfrentar os problemas sociais.
O ponto principal do plano envolve dois cursos de capacitação — o primeiro com cinco módulos para preparação do líder comunitário e o segundo, de pós-graduação em Gestão Social Sustentável, com 14 capítulos. Esses cursos serão oferecidos à comunidade itabirana pela Funcesi sem ônus financeiro, como uma “contrapartida ao que a entidade recebe na forma de isenção de impostos e outros créditos sociais”.
Para encerrar, o palestrante revelou já ter levado ao conhecimento do prefeito, do presidente da Câmara, do presidente da Associação Microrregional dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi), da Defensoria Pública e do Ministério Público a sua proposta.
NOTA DA REDAÇÃO
A proposta de Francisco Graça de Moura, no entender da editoria, assemelha-se teoricamente ao Plano Funil, trabalho que está em andamento em 16 entidades comunitárias de Itabira. Com o intuito de somar às ideias do consultor, ficou definido, em rápido acerto com a presidente da Interassociação, Mônica Reis, que haverá um entendimento entre as duas propostas e a participação da editoria de DeFato nos cursos que a Funcesi irá implementar em breve.