Os prefeitos e vereadores eleitos na última eleição em Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém e Santa Maria de Itabira foram diplomados na noite desta quarta-feira, 17 de dezembro, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. A comarca representada pelas quatro cidades foi controlada no último pleito eleitoral pelo juiz André Luiz Pimenta Veiga, que admitiu um número alto de ações judiciais durante a disputa pelo voto. Apesar disso, ele reconheceu que o nível de transparência dos acordos entre as coligações foi o ponto máximo do pleito.
“Acredito que as próximas eleições serão melhores ainda. Neste ano houve menos poluição, foi uma eleição mais limpa entre os que a disputaram”, disse o juiz eleitoral. Ele comandou os trabalhos na mesa ao lado da promotora de Justiça. Nidiane Moraes Silvano de Andrade, do chefe do cartório eleitoral, Luiz Ferreira dos Santos, do prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, do presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, José Celso de Assis, do delegado regional, Silvio Henrique Pagy Corrêa, do tenente-coronel do 26º Batalhão da Polícia Militar, Evandro Jacques Mendonça, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itabira, Paulo Magalhães e dos representantes que participaram da apuração dos votos na última eleição.
João Izael
Logo após ser diplomado, o prefeito de Itabira fez um discurso cauteloso. Além de prometer honra ao diploma recebido, ele disse que é preciso trabalhar com promessas possíveis de ser realizadas, principalmente, no cenário instável da economia mundial. “Itabira vai perder R$ 30 milhões e isso é preocupante. Vamos trabalhar e honrar o voto dos itabiranos. É preciso ser realista com o cenário econômico que estamos vivendo”, afirmou João Izael. Há uma semana ele anunciou medidas de corte e queda no orçamento da cidade para 2009, devido à queda pela procura do minério de ferro no mercado mundial.
Diplomação
O prefeito eleito de Santa Maria de Itabira, Geraldo Coelho do Nascimento, foi o primeiro a ser diplomado. Em seguida, seu vice, João Flávio Duarte. Logo depois os vereadores: Zélia Duarte Alves, Olacir Aparecido Oliveira, Flagson das Mercês Duarte, Cláudio Mercês de Almeida, Maria do Rosário Torres, Luiz Alves Muzzi Filho, João Cornélio Filho, Geraldo Alves de Alvarenga e Daniel Ponciano da Cruz.
Em seguida foi a vez dos eleitos de Passabém receberem o diploma da Justiça Eleitoral. O prefeito eleito José Lourenço e o vice Luciano de Sá Madureira abriram a seqüência de entrega. Os vereadores Ronildo José de Sá, José Simões Filho, Gilmara Cândida dos Reis Duarte, Osair da Silva Oliveira, Reginaldo da Silva Vieira, Sérgio José Guimarães, José do Alto Lourenço, Daniel Eber Vieira e Ataíde José de Araújo em seguida receberam seus diplomas.
O prefeito de Itambé do Mato Dentro Wavel Dias Lage e sua vice Geralda Santos de Oliveira, logo depois, foram diplomados. Em seguida os vereadores: Juvenil Ferreira da Silva, Hebert de Paula Machado, Cláudio de Oliveira Santos, Fernando Coelho Machado, José Nonato Ferreira, Pedro Pereira Sá, Elói Antônio Chaves, Arlete Alves da Silva e José Onésio Simões Pereira.
Por último, foi a vez dos representantes dos poderes executivo e legislativo de Itabira. O prefeito reeleito João Izael e seu vice Roberto Chaves receberam o diploma seguidos dos vereadores João de Oliveira Chaves, José Celso de Assis, Neidson Dias Freitas, Hilton Magalhães, Paulo Ferreira Chaves, Élson Sá, Geraldo Magela Pena Torres, Solimar José da Silva, Sebastião Ferreira leite, Carlos Henrique da Silva e Martha Mousinho Gomes Barbosa.