Doula: A importância do acompanhamento dessa profissional para todas as gestantes

“Se a Doula fosse um remédio seria antiético não receitar”. John H. Kennell

Doula: A importância do acompanhamento dessa profissional para todas as gestantes
Foto: Júlia Souza/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Doula é uma profissional que tem o papel de conduzir a gestante e sua rede de apoio para uma experiência positiva de parto, sendo uma ponte entre a pessoa gestante, o cenário obstétrico em que ela está inserida e suas reais possibilidades. A Doula não possui competências técnicas diretas, mas é profissional integrante da equipe de saúde na assistência ao parto e nascimento, com papel de apoio e direcionamento físico e emocional da gestante e acompanhante.

E é cientificamente comprovado que este trabalho tem grandes benefícios para todo o cenário obstétrico, inclusive
favorecendo diretamente nos desfechos dos nascimentos, impactando na amamentação, além de outros aspectos positivos obtidos nos períodos pré e pós-parto.

Estudos comprovam que a presença da Doula no trabalho de parto, e no parto, reduzem:

  • 50% nos índices de cesáreas;
  • 25% na duração do trabalho de parto;
  • 60% nos pedidos de analgesia peridural;
  • 40% no uso de ocitocina sintética;

Sabemos também que a atuação dessas profissionais reduz significativamente os índices de violências obstétricas.

A Doula é uma agente de transformação social, que atua e impacta no andamento de todo ciclo gravídico puerperal independente da via de nascimento. Um de seus trabalhos principais além de todo apoio contínuo e presença ativa no momento do parto, é o de educação perinatal, que acontece ao longo da gestação, onde há um alinhamento e uma
intensa disposição de informações a cerca da assistência desejada.

Nesse acompanhamento a Doula caminha com a gestante e acompanhante em suas individualidades e os orienta sempre levando em conta seus desejos e possibilidades, fornecendo sempre informações embasadas nas mais atualizadas recomendações e evidências científicas.

A Doula conhece todo cenário obstétrico onde está inserida e é capaz de direcionar a gestante de forma assertiva para uma melhor experiência de parto. É através desse trabalho de disposição e aplicação de conhecimentos diversos que a Doula consegue proporcionar uma vivência sem romantizações e com expectativas condizentes à realidade para gestante e, consequentemente, para sua rede de apoio, transformando o parto num momento onde tudo é conhecido, sem medos e ansiedade, sendo apenas um momento de muita entrega, felicidade e realização. Informados, a gestante e quem ela escolher ter ao seu lado, se sentem muito mais preparados e seguros para vivenciar o momento do parto e pós-parto.

A Doula é quem traz a intimidade do parto para a gestante, é quem mostra os caminhos, quem consegue fazer renascer uma mulher muito mais conectada com sua ancestralidade, seu feminino e seus direitos. “Se a Doula fosse um remédio seria antiético não receitar”. John H. Kennell

Camilla Dutra é doula, educadora perinatal, fundadora da plataforma de cursos Humanizar para gestantes e profissionais

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

cassino criptomoedas

MAIS NOTÍCIAS