A pedido, Clarissa Lages deixa a Secretaria Municipal de Saúde

Decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta sexta-feira

A pedido, Clarissa Lages deixa a Secretaria Municipal de Saúde
A secretária de Saúde, Clarissa Lages
O conteúdo continua após o anúncio


Clarissa Lages não é mais a secretária Municipal de Saúde de Itabira. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial Eletrônico, e ocorreu a pedido da própria Clarissa, segundo o comunicado. Em seu lugar, entra a antiga coordenadora de Gestão em Saúde, Fabiana Lima.

Clarissa Lages
Foto: Reprodução

Entenda

Segundo a Prefeitura, Clarissa Santos Lages deixou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) após receber um convite do Governo Federal para ocupar um cargo no programa Mais Médicos. A médica ocupou a pasta após ter atuado como supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil em regiões amazônicas. Recentemente, recebeu convite do Ministério da Saúde para retornar ao projeto e aceitou o novo desafio.

“Deixo Itabira para uma nova missão, mas na certeza de que o município estará em mãos competentes de uma equipe muito qualificada e apaixonada pelo que faz. A cidade pode estar certa de que terá uma representante na esfera federal, lutando por projetos e melhorias para a Saúde de Itabira”, afirmou Clarissa.

Enquanto titular da SMS, Clarissa coordenou projetos de regionalização e territorialização da Atenção Primária, com a reforma de sete unidades básicas e início do projeto e construção de mais cinco novas unidades; construção da nova sede do Samu e do hemocentro no Hospital Municipal Carlos Chagas; inauguração do Serviço de Atenção Domiciliar e do primeiro Ambulatório de Práticas Interativas do município de Itabira; abertura da Faculdade de Medicina; reforma da Policlínica, do Centro de Reabilitação e do Centro de Especialidades Odontológicas; oferta de novos exames, mutirões de consultas e cirurgias e redução das filas para esses procedimentos; mutirões de castração de cães e gatos; aumento do financiamento do SUS para a rede pública da cidade; liberação do projeto para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforma do Pronto Socorro, além de outras conquistas.

O prefeito Marco Antônio Lage elogiou o trabalho da ex-secretária em Itabira e destacou que a ida da profissional para o Governo Federal demonstra a importância do município e do trabalho desenvolvido. “Para nós é um orgulho quando uma profissional com atuação na cidade é observada e chamada para uma posição tão importante quanto a de proporcionar mais atendimentos médicos pelo país. Agradeço à Clarissa por toda a dedicação e desejo muito êxito na nova caminhada”, disse.

Sobre a substituta

A nova titular da pasta, Fabiana Machado, é fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional, com atuação de mais de 20 anos em Itabira. Desde o início da gestão, Fabiana ocupou funções em áreas das atenções primária e secundária. Até então coordenadora de Gestão em Saúde, ela já se envolvia diretamente nas ações da secretaria.