A transformação digital está moldando o comportamento do consumidor brasileiro
O mercado digital pode chegar a US$ 4,46 bilhões em 2029

Empresas de diferentes segmentos têm sido obrigadas a se adaptar às novas realidades resultantes da transformação digital. O fato curioso por trás dessa mudança não é a iniciativa de cada empresa em buscar se transformar, mas sim a necessidade de responder às alterações no comportamento do consumidor brasileiro.
O impacto da transformação digital no consumidor brasileiro
De acordo com o estudo E-commerce Trends 2024, realizado pela Octadesk e pela Opinion Box, mais de 60% dos consumidores realizam até cinco compras online. O mesmo estudo também revelou que 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra online por mês.
Esses números destacam como as mudanças no comportamento do consumidor foram impulsionadas por transformações digitais que visam melhorar a experiência do cliente. Sabendo disso, as empresas têm investido em tecnologias que permitam obter eficiência operacional e possibilitem atender à demanda de seus consumidores.
Adaptação digital é essencial para as empresas
Ganhos em eficiência têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade financeira de empresas. Para o COO da Siemens, Pablo Fava, o maior desafio é conseguir fazer mais com menos recursos.
Em entrevista ao Portal da Indústria, Pablo destacou que as empresas precisam passar por uma transformação digital para se manterem competitivas. Durante a conversa, enfatizou a importância de priorizar as necessidades dos clientes, uma abordagem que já pode ser observada em diversos setores.
A Uber, por exemplo, investiu em transformação digital ao adotar uma ferramenta de atendimento baseada em tecnologia de nuvem. A ideia da gigante do segmento de transporte pessoal foi realizar uma integração da gestão de seu serviço, ao mesmo tempo em que obtém ganhos de escala com mais agilidade.
Outro exemplo de sucesso da transformação digital é o site PlayUZU. A plataforma de jogos passou por mudanças e, buscando se adaptar à demanda de jogadores brasileiros que procuram opções de cassino com bônus para jogos online, passou a oferecer promoções diferenciadas. Isso foi fruto de uma busca por obter vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, fidelizar o seu jogador na plataforma por meio da oferta de surpresas diárias exclusivas para cada usuário.
Mercado de transformação digital pode chegar a 4 trilhões de dólares
Segundo um estudo da Mordor Intelligence, o mercado de transformação digital pode atingir US$ 4,46 bilhões em 2029. Para fins de referência, o valor desse mercado em 2024 era de US$ 1,70 bilhão.
As projeções indicam que a região da Ásia-Pacífico lidera o crescimento. Em termos de players, as principais empresas que fazem parte desse setor são Accenture, Google, IBM, Siemens e Microsoft.
Esses dados mostram que ainda há muito espaço para o desenvolvimento do mercado de transformação digital. Enquanto isso, as empresas podem investir em tecnologias que melhorem a experiência de seus consumidores.
Melhorias do processo industrial, ganhos em escala e em eficiência estão entre os benefícios de adotar a transformação digital, independentemente do segmento de atuação da empresa. Dessa maneira, os mais de 60% dos brasileiros que fazem até cinco compras por mês poderão acessar plataformas mais otimizadas e convidativas ao usuário, o que melhorará sua experiência e trará vantagens financeiras para aqueles negócios que se digitalizarem ao longo dos próximos anos.