A um mês da estreia no Módulo II, Valério finaliza exames físicos e dá inicio aos treinos
Após avaliações clínicas e laboratoriais, foram iniciados os trabalhos físicos e técnicos no campo, marcando oficialmente o início da preparação do Dragão

O elenco do Valeriodoce Esporte Clube iniciou nesta quinta-feira (3) os treinamentos visando a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II, contra o Nacional de Muriaé, no dia 3 de maio, às 15h30. As atividades, realizadas no campo do Vila Nova, foram iniciadas após a conclusão e liberação de uma bateria completa de exames médicos e físicos.
A primeira etapa dos exames foi realizada na faculdade UNA, com foco em avaliações clínicas e laboratoriais. Em seguida, os atletas passaram por exames na Unimed Itabira, com o suporte de profissionais especializados. Após a liberação de todos os jogadores pelo departamento médico, Após a liberação de todos os jogadores pelo departamento médico, a comissão técnica iniciou os trabalhos físicos e técnicos no campo, marcando oficialmente o início da preparação para os compromissos da temporada. , marcando oficialmente o início da preparação para os compromissos da temporada.
“Foi importante começar com todos os atletas liberados, já com bola rolando. A estrutura do Vila Nova nos ajudou bastante nesse primeiro momento”, disse Léo Couto, lateral direito do Dragão. Ao final do dia, após os treinos, os atletas participaram de uma apresentação conduzida pelo diretor executivo de futebol Bernardo Lage, com foco em explicar a infraestrutura, os projetos em andamento e os pilares da gestão do Valeriodoce.
O Campeonato Mineiro Módulo II se estende até 2 de agosto — e garante duas vagas na primeira divisão estadual em 2026. Clique aqui e confira a tabela completa.
Confira todas as contratações já feitas pelo Valério até o momento
Antes de começar a divulgar seu novo plantel, o Valério apresentou o treinador que terá como missão guiar a equipe em busca do acesso para a primeira divisão do Mineiro. Ito Roque foi anunciado no dia 20 de março e possui em seu currículo títulos por equipes de diferentes estados brasileiros.
Em 2011, o treinador foi campeão da Série A3 do Campeonato Paulista com o Penapolense; quatro anos depois, em 2015, voltou a vencer a competição, dessa vez com o Taubaté. Já em 2020, venceu o Módulo II do Campeonato Mineiro com o Pouso Alegre. Além disso, Ito Roque conquistou o Campeonato Sul-Matogrossense com a Costa Rica, em 2021; foi campeão da COP FMF com o Mixto, em 2023; e, mais recentemente, em 2024, venceu a divisão de acesso do Campeonato Goiano com o Rio Verde.
Após confirmar seu novo comandante, o primeiro jogador anunciado pelo Valério para a temporada 2025 foi o experiente goleiro Glaycon Rian, que atuou pelo time vermelho e branco em 2024. Logo após, outros três reforços foram apresentados ao torcedor itabirano: os goleiros Felipe Nicolas e João Vitor, além do jovem zagueiro Cauã Mathias.
O Valério também já anunciou o volante Emerson Júnior, que np último ano, foi campeão da Série C do Brasileirão pelo Volta Redonda, time do Rio de Janeiro. Ainda em 2024, o jogador foi um dos destaques na campanha do Barra FC, que chegou à semifinal do Campeonato Catarinense.
A torcida vermelha e branca também foi apresentada a outro reforço para a zaga: Yuri Bigode, de 30 anos. Em 2025, ele participou da campanha de acesso do Pelotas para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho. Yuri também foi campeão da Taça Fares Lopes com o Ferroviário, time do Ceará, em 2021. Já em 2018, venceu a Copa FGF com o Avenida, do Rio Grande do Sul.
O meio-campista Renan Oliveira, de 35 anos, também foi anunciado pelo VEC para a disputa do Módulo II. O atleta que é natural de Itabira e durante sua infância se destacou no futsal do Valério, antes de seguir para o Atlético-MG aos 15 anos. Pelo clube da capital, o meio-campista foi eleito o jogador revelação do Campeonato Mineiro de 2008, além de ter disputado 69 jogos e marcado 16 gols. De volta ao Dragão, Renan Oliveira terá a missão de comandar a equipe na luta pelo acesso à elite do estadual. O Valério estreia no Módulo II fora de casa, contra o Nacional de Muriaé, no dia 3 de maio.
Ainda para o setor de meio campo, o VEC contratou Jean Carlo, atleta campeão da Copa FGF pelo Juventude em 2014, e que acumulou conquistas com o Operário-PR, onde foi campeão da Copa Paraná em 2016, do Campeonato Paranaense em 2017 – além dos títulos do Brasileirão Série D em 2017 e da Série C em 2018. Em 2025, Jean Carlo atuou pela URT na disputa da primeira divisão do Campeonato Mineiro. Pelo clube de Ubá, o meio-campista disputou seis partidas e deu uma assistência, tendo atuado por 322 minutos.
O Dragão também havia confirmado o retorno do atacante Dênis, que atuou pelo clube vermelho e branco na temporada passada. Com passagens por equipes como Boa Esporte, Juazeirense e Icasa, o jogador também acumula experiência internacional, tendo conquistado títulos com o Birkirkara, de Malta.
No dia 30 de março, o Dragão também confirmou a chegada de Gustavo Aguiar, extremo com passagens por Goiás, Aparecidense, Inter de Limeira e Betim, Gustavo se destacou ao conquistar o título da Série D do Brasileirão com a Aparecidense, em 2021. O jogador chega para agregar velocidade e intensidade ao ataque do Valério na busca pelo acesso à elite estadual.
Outro reforço anunciado pelo Valério foi o atacante Paulo Henrique, formado nas categorias de base do Atlético-MG, com passagens por Pouso Alegre, Ipatinga, União Luziense, Uberaba e Betim.
Para a lateral direita, o VEC confirmou o nome de Léo Couto, que no primeiro trimestre atuou pelo Catanduva, na Série A3 do Campeonato Paulista, marcando dois gols em 15 jogos. Em seu currículo, Léo Couto tem o vice-campeonato da Copa Paulista, onde foi eleito para a seleção da competição, e a conquista de uma vaga na Copa do Brasil pelo Marília, do Paraná, em 2020. Já em 2022, venceu o Campeonato Paulista da Série A2 pelo Noroeste e, em 2023, conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Paranaense com o PSTC.
Na quarta-feira (2), foi a vez de anunciar Juan Carlos, formado nas categorias de base de Volta Redonda e Resende, clubes do Rio de Janeiro. No currículo profissional, o atacante atuou pelo próprio Resende, Barra Mansa, XV de Jaú, Mineiros-GO e Glória-RS, antes de chegar ao Democrata, clube onde disputou 10 jogos da elite mineira.
Nesta quinta-feira (3), o VEC anunciou Cauã Marangoni, de 20 anos, que atua no meio de campo e foi revelado nas categorias de base do Corinthians, de São Paulo. Em 2024, Cauã Marangoni atuou pelo Betim, equipe da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e participou da campanha de acesso para o Módulo I do Mineiro. No Valério, o atleta reencontrará outros jogadores com quem atuou no ano passado: o extremo Gustavo Aguiar e o atacante Paulo Henrique.