Academias e igrejas reabrem em Nova Era na próxima semana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira (9) pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Academias e igrejas reabrem em Nova Era na próxima semana
Foto: Thamires Lopes

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Nova Era decidiu flexibilizar a abertura de igrejas e academias na cidade. A partir do próximo domingo (12), as missas e cultos religiosos poderão ser realizados com a presença de fiéis. Já as academias reabrem no dia seguinte, na segunda-feira (13). Segundo o comitê, deve ser observando as medidas de segurança.

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (9). Compõem o comitê servidores da área da saúde, representantes da prefeita Laura Maria Carneiro de Araújo (PSDB), vereadores, membros da associação comercial, da Polícia Militar e administradores do Hospital São José. O encontro contou com a participação de um promotor de Justiça da Comarca.

O município tem 49 casos confirmados, dos quais 45 estão recuperados e cinco cumprem o isolamento domiciliar. A reabertura das academias e igrejas leva em consideração que nenhum paciente precisou ficar internado no Hospital São José para fazer uso do aparelho respirador. Além disso, argumenta o comitê que o Hospital Margarida, em João Monlevade – considerado retaguarda para Nova Era, não tem nenhum paciente com coronavírus em observação ambulatorial ou internado em enfermaria ou Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Sobre a flexibilização das igrejas

As missas ou cultos deverão ser realizadas com no máximo 15 pessoas, contando os ministros do Evangelho e membros responsáveis pelo louvor. Os fiéis deverão se inscrever previamente para participar dos encontros, que deverão ter duração máxima de uma hora e intervalo também de uma hora para higienização do ambiente.

Pessoas com 60 anos ou mais estão proibidas de participar das celebrações. Pessoas que se encaixam nos critérios dos grupos de risco e crianças menores de dois anos também não devem participar das missas ou cultos.

Álcool em gel 70% deve ser disponibilizado nas entradas e saídas das igrejas. Não será permitido o contato físico, como apertos de mão e abraços. A participação de pessoas de outros municípios entre os ministros do Evangelho e responsáveis pelo louvor também é proibida.

Deverá ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes. O ar condicionado não poderá ser ligado. O uso de máscara é obrigatório por todos durante as celebrações. 

Sobre a flexibilização das academias

As aulas coletivas continuam suspensas. Será permitido a presença de, no máximo, cinco alunos por sessão. Cada sessão deverá ter a duração máxima de uma hora, com intervalos de 20 minutos para higienização do ambiente. Todos os equipamentos deverão ser higienizados após o término de cada sessão. 

O distanciamento mínimo de dois metros entre os aparelhos deve ser observado. Caso não seja possível, o aluno deve ser impedido de utilizar um equipamento que esteja no raio de dois metros de algum outro que esteja em uso. 

É proibido o uso de bebedouros. Máscaras de proteção devem ser utilizadas por alunos e funcionários da academia. Equipamentos como halteres, caneleiras, barras e colchonetes só poderão ser usados após a higienização. Estes devem ser identificados após higienizados.

Catracas e pontos eletrônicos cuja identificação ocorra através da biometria ou um teclado numérico para clientes e colaboradores deve ser suspensos. As academias poderão funcionar de 6h às 21h.

Pessoas com 60 anos ou mais não poderão frequentar as academias. Pessoas que se encaixam nos critérios dos grupos de risco também não. Além disso, não será permitido a presença de crianças menores de dois anos nos estabelecimentos.

cassino criptomoedas