Acordo entre Prefeitura e Vale prevê construção de muro de drenagem em Ouro Preto

As obras serão realizadas pela Prefeitura, mas com recursos repassados pela Vale

Acordo entre Prefeitura e Vale prevê construção de muro de drenagem em Ouro Preto
Muro será construído no Rio Tabuleiro – Foto: Divulgação

Um acordo firmado entre a Prefeitura de Ouro Preto e a mineradora Vale prevê a construção de um muro de gabião no rio Tabuleiro, no distrito de Antônio Pereira. Segundo a Prefeitura, a estrutura suporta determinadas deformações sem correr o risco de romper, já que torna possível a drenagem do fluxo de água.

O conteúdo continua após o anúncio

As obras serão realizadas pela Prefeitura, mas com recursos repassados pela Vale. A iniciativa faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira. Esse plano consiste em um conjunto de medidas que a mineradora assumiu, considerando as reivindicações da comunidade local.

De acordo com a Vale, “o investimento atende a uma solicitação voltada para a infraestrutura do distrito e as obras serão realizadas fora da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), área que poderia ser impactada em caso de rompimento da Barragem Doutor”.  Desta forma, o projeto, portanto, não está relacionado às ações destinadas à segurança ou descaracterização da estrutura do local.

MAIS NOTÍCIAS