Advogada, vereadora, empresária e mãe: Rose Félix fala dos desafios para conciliar a atuação

Com dois filhos, a vice-presidente do Legislativo de Itabira celebra neste domingo o Dia das Mães, o aniversário e as conquistas em um meio comandado por homens

Advogada, vereadora, empresária e mãe: Rose Félix fala dos desafios para conciliar a atuação
Rose Félix, com os filhos Emanuel e Thor. Foto: Álbum pessoal
O conteúdo continua após o anúncio


A atuação de Rose Félix (MDB) como parlamentar precisa dividir espaço no cuidado com os filhos e a família, os negócios pessoais e a advocacia. Se numa clássica expressão popular já era necessário “cortar um dobrado” para lidar com a rotina, agora, durante a pandemia do coronavírus, os desafios ficaram ainda maiores para as mães solo, como é o caso dela: os filhos estão em casa, na maior parte do tempo.

Mas, não há o que lamentar, reforça Rose. A vereadora tem neste domingo, 9 de maio, motivos ímpares de celebração. No Dia das Mães, renovam as forças o amor dos filhos Emanuel, com dez anos, e Thor – o caçula -, com sete. O aniversário dela também caiu na data este ano. São 44 anos completados, hoje.

A carreira de Rosilene vem acumulando vitórias em uma sociedade que enxerga mulheres e homens com papéis distintos. Itabirana, ela é advogada há duas décadas – com especialização na área trabalhista –, professora universitária e empreededora.

Em novembro de 2020 foi eleita vereadora pelo MDB, com 1.318 votos. Na atual legislatura, Rose é a única mulher no plenário da Câmara de Itabira. E, segue aguerrida na luta pelo direito feminino: já aprovou, em um primeiro passo, a criação de uma comissão específica para tratar dos direitos das mulheres no órgão local.

Em entrevista a DeFato, a parlamentar fala dos desafios da maternidade, paralelos à jornada profissional e política.

DEFATO – Rose, neste domingo celebramos o Dia das Mães. É o segundo consecutivo durante a pandemia do coronavírus. O desafio de ser mãe ficou ainda mais intenso na quarentena?      

ROSE FÉLIX – Com certeza a pandemia intensificou o desafio de ser mãe e, para as mães solo, como eu, ainda mais. Tivemos que desenvolver habilidades como a de professor, aprender a ser o coleguinha do futebol e a suprir tantas outras necessidades que antes eram atendidas por outras pessoas, mas para além disto, tivemos a oportunidade de estar mais próximos e nos conectar mais, e isto foi muito bom.

 

DEFATO – Por falar em desafios, nos conte sobre os que encara como mãe, advogada e agora vereadora.

ROSE – Ah! São inúmeros! Mas, de uma forma geral o maior deles é alcançar o equilíbrio entre a docilidade que se espera de uma mãe, a firmeza que se espera de uma advogada e a coerência que se espera de uma vereadora.

 

DEFATO – O que é necessário para equilibrar todas as rotinas?

ROSE – Coragem, flexibilidade e uma ótima rede de apoio. Tenho verdadeiros anjos em minha vida para me ajudar nessa missão. Além disso, sei que não consigo fazer tudo com perfeição o tempo todo, mas, para mim, está tudo bem. Procuro não inventar muitas atividades na Câmara no período de atividades escolares intensas dos meninos, assim consigo dar mais atenção a eles. E assim vou conciliando: um tempo para mim, um tempo para as crianças e um tempo para o trabalho. Não sai tudo muito organizado não, mas no fim dá tudo certo.

 

DEFATO – Apesar de tantos desafios, há novas descobertas e aprendizados? O que celebra de toda esta experiência?

ROSE – Muito aprendizado e muita descoberta, também. Celebro as pessoas que entram na minha vida e deixam um traço de amor e me tornam mais sensível, mais humana. Já teve época em que eu me cobrava como se eu fosse uma máquina, hoje estou mais leve e por incrível que pareça acredito que vou melhorar meus resultados.

 

DEFATO – Que legado constrói junto de seus filhos?

ROSE – Meus filhos reconhecem a mulher corajosa, justa e honesta que sou. Me acham um pouco brava, às vezes [risos], mas sentem meu amor em cada gesto e em cada palavra. O meu legado são os homens de caráter, coragem e justos que eles se tornarão.

 

DEFATO – Como vereadora já obteve uma vitória na criação de uma comissão parlamentar dos direitos das mulheres. Continuará aguerrida nessa agenda?

ROSE – Sim, sem sombra de dúvidas! É certo que tenho outros assuntos de interesse e que certamente irei trabalhar com eles, porém tenho a causa das mulheres como missão de vida. Por isso essa pauta receberá minha maior dedicação.

cassino criptomoedas