Agentes da Transita recebem curso de resgate básico e primeiros socorros
Ideia foi receptiva entre o público-alvo
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), promove um curso de resgate e primeiros socorros a agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Os encontros começaram nesta segunda-feira, 24 de novembro, e acontecem no auditório do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG). As aulas são ministradas pelo comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros, sargento Sávio Marcelino Chagas Araújo, e pela soldado Ana Melo.
Trinta e nove agentes receberão o treinamento, com duração total de 16 horas, que incluem noções teóricas e práticas. A primeira turma será capacitada entre 24 e 27 de novembro, das 8h às 12h, e a segunda entre os dias 1º e 4 de dezembro, no mesmo horário. Neste primeiro dia, o tema discutido foi noções de combate ao incêndio. A constante capacitação dos servidores públicos é recomendada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena.
Segundo o secretário-adjunto da SMOP, José Afonso Mendes, a iniciativa busca aprimorar o trabalho prestado pelos agentes de trânsito, que a partir de agora poderão oferecer atendimento básico de socorro a vítimas de acidentes de trânsito. “O dia a dia deles é na rua. Os agentes têm contato direto com o público e é importante que saibam lidar com essas situações, dando um suporte até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros”.
A ideia foi receptiva entre o público-alvo. Há seis anos na profissão, Gustavo Duarte Fonseca disse que conteúdo do treinamento é completo, o que trará segurança quando for preciso colocá-lo em prática. “Quando ocorre um acidente, nosso trabalho é isolar o perímetro até a chegada do resgate. Agora, além de prestar os primeiros atendimentos às vítimas, poderemos informar melhor ao serviço de urgência sobre a situação. O conhecimento fica mais amplo e toda a população ganha”, completou. A agente Edvânia Fernandes das Mercês ainda reforça que o trabalho da Transita não é apenas punitivo, como pensa a maioria das pessoas, mas de orientação e principalmente educativo. “Os itabiranos terão agora agentes melhores preparados para atendê-los em situação de risco”, afirmou.
Em tempo
A SMOP foi criada neste ano pelo prefeito Damon Lázaro de Sena. O secretário da pasta, coronel Júlio Maria Abílio Ferreira, foi nomeado pelo Chefe do Executivo no dia 6 de outubro. Também compõem a secretaria a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Transita.