Valeriodoce e Aymorés medirão forças neste domingo (26) no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira, pela quinta rodada do Mineiro Módulo II. A partida agendada para às 10h, é fundamental para as ambições do Dragão, que ainda não venceu no torneio e precisa de um triunfo para “brigar” na parte de cima da tabela e, consequentemente, lutar pelo acesso à primeira divisão.
Com quatro pontos somados em quatro rodadas, o time de Itabira ocupa a quinta posição do grupo A, sendo o vice-lanterna. Já o Aymorés possui seis pontos e é o vice-líder da mesma chave, após ter somado uma vitória, três empates e nenhuma derrota.
Depois de uma desgastante sequência de três jogos em 12 dias – sendo dois deles fora de Itabira -, o técnico Marcos Valadares conseguiu acumular uma semana de trabalho para recuperação dos atletas e montar o planejamento da equipe que vai à campo neste domingo. Um desfalque é certo: o zagueiro Lula, que está suspenso após receber o cartão vermelho contra o Tupi, no último sábado (18).
“Ninguém está aqui para passear”, garante o treinador
Valadares tem ressaltado a dificuldade da competição e lembrado que, em cada um dos quatro jogos feitos pelo Dragão, houve uma história diferente. Nos dois últimos, por exemplo, o Valério jogou por mais de 45 minutos com um jogador a menos, tendo que sustentar a pressão adversária e limitando a possibilidade de chegar à vitória. “No contexto de dificuldade a gente ainda conseguiu somar pontos que são importantes para a sequência. Claro, agora é tentar buscar essas vitórias, focar nos três pontos, para que a gente realmente tenha a possibilidade de brigar lá em cima na tabela”, disse o treinador em entrevista ao setorista Gilmar Caldeira, da Rádio Itabira.
Para o duelo de domingo, Valadares ressaltou o apoio que a torcida vem dado ao grupo, e espera que o cenário se repita, com casa cheia.
“O torcedor tem sido fundamental, eles estão apoiando e vendo que a equipe tem uma característica de competitividade, que luta, que veste a camisa de verdade. Ninguém está aqui para passear. Nós viemos para competir, levantar o nome do Valério cada vez mais. A gente vai mais uma vez lutar muito para fazer uma grande partida, ter a possibilidade real de vencer o jogo e melhorar a nossa classificação”, disse.
Histórico: Valério x Aymorés terá quarteto de arbitragem 100% feminino
Independente do que acontecer dentro de campo, o duelo será histórico para o futebol estadual. Pela primeira vez na história uma partida do Campeonato Mineiro Módulo II terá apenas mulheres no comando da arbitragem. Andreza Helena de Siqueira será a árbitra, auxiliada por Fernanda Nandrea Gomes e Érica Mara da Silva, contando com Francielly Fernanda Lima de quarta árbitra.
Em 2024, as quatro profissionais já trabalharam em partidas do Módulo I do Mineiro, Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino e outras competições de base e profissionais a nível nacional.