Site icon DeFato Online

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, lança o livro “Na Casa de Alphonsus”

Angelo Oswaldo é reeleito e assumirá a prefeitura de Ouro Preto pela quinta vez

Foto: Reprodução/Facebook/Angelo Oswaldo

Neste mês de dezembro, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos — que também é advogado, escritor e jornalista — promove o lançamento do livro “Na Casa de Alphonsus” (Editora Liberdade), tanto em Ouro Preto quanto em Mariana. A obra reúne seis textos que destacam o legado do ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens, um dos representantes do movimento simbolista brasileiro.

Angelo Oswaldo também é membro da Academia Mineira de Letras. Ocupando, justamente, a cadeira que pertenceu a Alphonsus de Guimaraens — patrono da instituição cultural. Uma dessas casualidades que dão tempero especial à vida: e simbolizam a admiração que permeia a relação entre Oswaldo e Alphonsus, que agora é traduzida no livro que ganhas as ruas.

Em Ouro Preto, o lançamento de “Na Casa de Alphonsus” acontece na sexta-feira (17), às 18h, na Casa dos Contos (Rua São José, 12, Centro). Já em Mariana, será na segunda-feira (20), às 18h, no Museu Casa Alphonsus de Guimarães (Rua Direita, 35, Centro).

Quem foi Alphonsus de Guimaraens?

Filho de um comerciante português e uma brasileira, Afonso Henrique da Costa Guimarães — ou Alphonsus de Guimaraens — nasceu em 24 de julho de 1870, em Ouro Preto. Além de poeta, foi promotor, juiz e jornalista. Ele se tornou um dos mais emblemáticos escritores do movimento simbolista no Brasil.

Alphonsus de Guimaraens faleceu em 15 de julho de 1921, na cidade de Mariana.

Exit mobile version