Anglo e Defesa Civil realizam simulado de emergência em Conceição do Mato Dentro

As equipes de Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas realizam no próximo sábado, 6 de julho, o simulado de emergência de rompimento da barragem de rejeitos da Anglo American. O treinamento acontece a partir de 11h, quando as sirenes de alerta serão acionadas. “O simulado é apenas um teste conduzido […]

Anglo e Defesa Civil realizam simulado de emergência em Conceição do Mato Dentro
Barragem da Anglo American

As equipes de Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas realizam no próximo sábado, 6 de julho, o simulado de emergência de rompimento da barragem de rejeitos da Anglo American. O treinamento acontece a partir de 11h, quando as sirenes de alerta serão acionadas.

“O simulado é apenas um teste conduzido pela Defesa Civil, com apoio da Anglo American, para avaliar se as sirenes de alerta estão funcionando adequadamente”, informou o órgão. Este será o segundo simulado de emergência realizado na região. O primeiro aconteceu em 20 de outubro de 2018. O esquema de segurança montado próximo à barragem do Minas-Rio deve ser o mesmo do ano passado.

+ Simulado de evacuação em Itabira é adiado novamente

Durante o simulado também é avaliado se as rotas de fuga e pontos de encontro dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) estão adequados. Ao ouvir o som das sirenes, apenas os moradores de Água Quente, Passa Sete, Teodoro, Goiabeira, Cachoeira, Cachoeira de Baixo, Jassém e Saraiva devem sair de suas casas e seguir para os pontos de encontro indicados.

As rotas de fuga são caminhos seguros e fáceis para que as pessoas cheguem ao ponto de encontro no caso de uma situação de emergência. Já os pontos de encontro são os locais mais seguros para aguardar socorro da equipe de resgate.

A MG-010 ficará interditada nos dois sentidos no KM 188, na antiga portaria 2 da Anglo American, e no km 192, na entrada do Jassém, por cerca de 15 minutos, próximo de 11h.

mapa área de autossalvamento
Mapa mostra área de autossalvamento – Foto: Divulgação Defesa Civil