Após 22 anos no escuro, ação de voluntário leva iluminação à passarela em Nova Era

Passarela é usada por moradores do bairro Colina, que fica às margens da BR-381. A iniciativa é do empresário e voluntário Artur Moreira

Após 22 anos no escuro, ação de voluntário leva iluminação à passarela em Nova Era
Foto: Divulgação

As passarelas dão mais segurança à mobilidade urbana. No entanto, sem uma iluminação adequada, à noite, a segurança pública fica comprometida. Há 22 anos, moradores do bairro Colina, em Nova Era, precisavam atravessar no escuro uma passarela de 250 metros que corta a BR-381. Um ex-morador do bairro então decidiu resolver o problema por conta própria. Contratou um engenheiro elétrico para fazer o projeto de iluminação pública e instalou 40 pontos de energia no entorno da passarela e em um talude ao lado da rodovia.

A iniciativa é do ex-morador do bairro, o empresário Artur Moreira. É por meio dos seus esforços que, há oito anos, o Colina passa por uma transformação paisagística que deu uma nova imagem para espaços que até então estavam esquecidos. Neste mês de julho, o projeto de iluminação pública foi executado. Vinte e cinco postes solares foram instalados na via pública e 15 refletores de energia elétrica no talude. 

passarela nova era
A passarela é a principal conexão do bairro Colina à cidade – Foto: Divulgação

“Há 22 anos estamos tentando iluminar a passarela. Fui atrás do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), mas falaram que a responsabilidade era da Prefeitura. Na Prefeitura jogaram a responsabilidade para o Dnit. Nunca ninguém tomou providências. Então, decidi executar o projeto por conta própria”, comentou Artur Moreira.

O conteúdo continua após o anúncio

Além de se preocupar com a iluminação pública, o empresário mandou instalar ao longo da praça principal do bairro 26 câmeras de monitoramento. O talude recebeu placas de grama, árvores e flores. Esculturas também estão sendo instaladas na praça. Devido à pandemia, Artur Moreira decidiu trocar o corrimão de ferro da escadaria do Colina por um de aço inoxidável. “Esse material tem características como a facilidade de limpeza, manutenção e resistência”, ponderou o empresário.

Entenda 

Natural de Governador Valadares, Artur Moreira foi criado em Nova Era, mas atualmente reside em Newark, New Jersey, nos Estados Unidos. Porém, mesmo essa distância não impede que ele se dedique a promover mudanças na cidade que o acolheu.

Além do projeto de revitalização onde moram seus pais, outra experiência que tem dado certo há anos é o Natal de Luz do bairro Colina. Em janeiro deste ano, quando a cidade foi afetada pelas enchentes, Artur Moreira mobilizou amigos e viajou exclusivamente para criar uma frente de serviço voluntário. Dezenas de casas foram reformadas.

Em razão da pandemia, o empresário não conseguiu voltar para os Estados Unidos. Ele tem aproveitado o tempo em Nova Era para proporcionar melhorias em seu bairro.

“Desenvolvi esses projetos e estou tentando mostrar que cuidar dos espaços públicos é uma responsabilidade de todos. Se a gente não persistir é algo que vai parar, vai morrer. Acredito que essas ações estão servindo para abrir a cabeça de muitas pessoas. Outros bairros estão copiando a ideia, outras pessoas estão cuidando das praças em frente suas casas. É um movimento interessante que está acontecendo. Inclusive, moradores de cidades vizinhas têm demonstrado interesse em revitalizar espaços públicos. Então, da forma que posso vou ajudando essas pessoas”, concluiu Artur Moreira.

MAIS NOTÍCIAS