Representantes da Cemig compareceram à Câmara de Rio Piracicaba, na manhã dessa quinta-feira (6), para esclarecer críticas relacionadas às constantes falhas no fornecimento de energia no município e outros problemas. O encontro vai de encontro com a política de relacionamento entre a estatal e o poder público.
Além da gerente de Relacionamento com Poder Público Municipal, Ariane Maia Gândara; do supervisor de Serviços Emergenciais e Comerciais, Eustáquio Deon de Souza; participaram presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu (Cidadania), os parlamentares; Antônio Guedes (PDT); Antônio Augusto Bueno (PSDB); Dirlene Tomaz (PP); Juliano Mafra (PSDB); Leon Almeida (PSB); Rômulo Linhares (PSDB) e o assessor parlamentar Frederico Camilo.
Caos
Os serviços prestados pela Cemig são frequentemente alvo de questionamentos nas reuniões ordinárias do Legislativo. O presidente
Nozinho iniciou a conversa promovendo um resumo dos problemas registrados em Rio Piracicaba, com destaque às ausências de fornecimento de energia nas localidades rurais que, segundo ele, chegam a se estender por dias consecutivos, a exemplo do distrito de Padre Pinto (Caxambu) e outras localidades.
Vereadores também se queixaram de ausência de luz em diversos bairros, especialmente em momentos de chuva; dificuldades para atendimento nas demandas de extensão de rede; inclinação de postes; quedas de fios em vias públicas, dentre outras demandas.
O supervisor Deon esclareceu cada reclamação apresentada e anunciou que a Cemig segue promovendo alterações nas configurações de redes no município visando minimizar os problemas. Ariane informou que as falhas no fornecimento são consequências de fatores não controláveis, tais como descarga atmosférica e animais na rede, por exemplo, além de fatores controláveis que envolvem serviços de manutenção, limpeza e podas de árvores, dentre outras ações.
Demandas
Visando esclarecer melhor os apontamentos dos vereadores, a gerente Ariane solicitou o encaminhamento de e-mail relacionando cada problema relatado, acompanhado do respectivo número de instalação, e registros de protocolos de demandas já apresentadas à Cemig para que os parlamentares recebam um posicionamento oficial da concessionária de energia. A documentação segue em andamento e será encaminhada nos próximos dias.
Atendimento
Para surpresa dos presentes, a gerente Ariane comunicou que o município de Rio Piracicaba conta com um posto de atendimento da Cemig, instalado no estabelecimento papelaria Copyart, que fica na rua Duque de Caxias, nº 12, Centro, com funcionamento das 8h às 12h. O espaço evita o deslocamento de clientes para outros municípios como João Monlevade e Alvinópolis. O presidente se comprometeu em contribuir na divulgação do espaço de atendimento.
A gerente lembrou que outros canais de atendimento da Cemig contribuem para agilizar demandas, são eles: telefone: 116; WhatsApp (31)3506-1160; Telegram: @Cemigbot; App Cemig Atende (para Android e IOS) e o Cemig Atende Web.