Após dez anos, Wantuil Rodrigues volta ao Valério em um cenário bem diferente
Wantuil Rodrigues está de volta ao Valério

O experiente Wantuil Rodrigues, 58 anos, está de volta ao Valério. O treinador se apresentou ao Dragão nesta segunda-feira, 1º de junho, para dar início à segunda passagem dele pelo clube. A primeira foi há dez anos, quando o VEC ainda disputava a primeira divisão do Campeonato Mineiro. O cenário, agora, é diferente. O técnico terá que valer de todo seu conhecimento para tirar o time de Itabira do fundo do poço.
Em 2005 o Valério, sob comando de Wantuil, começou bem a competição. Venceu o Mamoré fora de casa, derrotou o Atlético por 3 a 2 no Mineirão e depois empatou com o Ipatinga, que viria a ser campeão, por 1 a 1. Até a quinta rodada, o Dragão ainda brigava para ficar entre os quatro que fariam a semifinal. Vieram os tropeços e o treinador foi demitido na nona rodada, depois de uma derrota para URT no Israel Pinheiro.
“Estávamos em sexto ou sétimo e tínhamos um grupo bom, capaz de se recuperar. Eu acho que se eu tivesse continuado, teríamos um resultado melhor. Falei isso para o presidente da época (Samyr George da Silva). Nos dois últimos jogos o time não teve bons resultados e acabou culminando no descenso”, comentou o treinador.
Era o rebaixamento que deu início ao calvário do Valério. De lá para cá, o time não conseguiu mais voltar à elite do futebol mineiro. Ao contrário, caiu para a última divisão e não saiu mais de lá. Wantuil sabe da responsabilidade que o espera. “Se não for o acesso, é prejuízo total”, comentou ao falar do objetivo para esta temporada.
O treinador cita como ponto positivo para 2015 a chegada do diretor de Futebol Amarildo Ribeiro, que coleciona acessos por onde passou. “Nosso conhecimento será fundamental para fazer a diferença. Estamos em um momento de crise em todo Brasil e o orçamento será curto”, afirmou. Segundo Wantuil a intenção é manter um trabalho que perdure. “Já falei com o presidente que quero subir este ano e continuar para que voltemos ao Módulo I em 2017”, completou.

Wantuil Rodrigues, presidente Luzardo Drummond, Amarildo Ribeiro e Rodrigo Martins
Atletas
A Terceirona do Mineiro será disputada com atletas sub-23 neste ano. Cada equipe poderá ter somente cinco jogadores acima desse limite de idade. De acordo com Wantuil, os mais experientes já estão praticamente acertados. O técnico não citou nomes, mas disse os mais velhos jogarão na zaga, no meio e no ataque.
O grupo completo do Valério só se apresenta no dia 15 de junho. Até lá, o treinador vai observar atletas da base do Dragão e jogadores de Itabira e cidades da região. Os treinos começam nesta terça-feira, 2 de junho, no campo do Campestre.
Além de Wantuil Rodrigues, a comissão técnica do Valério terá o preparador físico Rodrigo Martins e o treinador de goleiros Denílson Costa. O ex-jogador Léo Medeiros, com passagens por Ipatinga e Flamengo, também estará em Itabira para fazer estágio como auxiliar.