Site icon DeFato Online

Após mais de um ano e meio de funcionamento, Centro de Atendimento da Covid é desmobilizado em Monlevade

Após mais de um ano e meio de funcionamento, Centro de Atendimento da Covid é desmobilizado em Monlevade

Foto: Sérgio Henrique - AcomPMJM

Após mais de um ano e meio de atendimentos cotidianos, o Centro de Atendimento da Covid-19 será desmobilizado hoje (30). A partir desta quarta-feira, dia 1º, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Monlevade vão atender aos pacientes com suspeita da Covid.

Para atender os pacientes, os profissionais das UBS do município passaram por treinamento. O atendimento nesses locais seguirá os mesmos protocolos do Centro de Atendimento, ou seja, os pacientes com suspeita da doença passarão por uma triagem, realizada por um enfermeiro da unidade.

Protocolo

Se o profissional constatar que realmente trata-se de um caso suspeito da doença, será feito o pedido de teste e o paciente será notificado para seguir o isolamento, junto com os familiares. Em seguida, ele será encaminhado para atendimento médico. O médico da unidade é quem vai avaliar as necessidades do paciente.

O teste da Covid-19 será feito após o pedido do enfermeiro ou do médico. Com o pedido em mãos, o paciente deverá procurar o Laboratório Municipal, localizado no térreo da Secretaria Municipal de Saúde (antigo PA), na avenida Getúlio Vargas, no bairro Belmonte, exclusivamente no horário de 13h as 16h.

A Secretária Municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, explicou que o novo modelo de atendimento não é uma exclusividade de João Monlevade.

“Nem todos os municípios utilizaram o atendimento centralizado e aqueles que adotaram esse modelo, diante do atual cenário da Covid-19, também estão desmobilizando suas centrais, encaminhando os pacientes para as UBSs”, afirmou.

Raquel Drumond argumentou que devido ao avanço da vacinação e a queda dos casos de coronavírus, não justifica concentrar o atendimento em um só local. “O atendimento às pessoas com suspeita da Covid-19 vai continuar funcionando da mesma forma, porém, será realizado nas UBSs”, finalizou.

Exit mobile version