ArcelorMittal Mineração pode vender os ativos da Mina do Andrade

O custo de extração do minério de ferro estaria impactando diretamente no preço final do aço comercializado pela gigante do aço

ArcelorMittal Mineração pode vender os ativos da Mina do Andrade
Mina do Andrade está localizada entre Monlevade e Bela Vista de Minas – Foto: Divulgação

Apesar de não confirmado pela empresa, os ativos da mina do Andrade, atualmente sob responsabilidade da ArcelorMittal Mineração, podem ser vendidos ou objeto de arrendamento. É que o custo de extração do minério de ferro estaria impactando diretamente no preço final do aço comercializado pela gigante do aço. Assim, a empresa estaria pensando em uma forma de reduzir os custos.

A Mina do Andrade pertence ao município de Bela Vista de Minas. A produção local é utilizada na produção do aço da ArcelorMittal Monlevade. Tanto que as duas empresas são ligadas por meio de uma linha férrea exclusiva. O trem, com cerca de oito vagões, busca a matéria mínima e leva exclusivamente para usina local. Caso confirmada a negociação, a empresa deve terceirizar ou vender os ativos também da mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu.

Mina do Andrade já foi operada pela Vale

Em 2005, as então Companhia Vale do Rio Doce e a Belgo-Mineira, hoje Vale e ArcelorMittal, assinaram um documento de arrendamento da mina do Andrade. Esta passou a fazer parte do Complexo Minas Centrais, da Vale. Além da mina do Andrade, faziam parte as minas de Água Limpa, em Rio Piracicaba; Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo e Gongo Soco, em Barão de Cocais. Contudo, anos depois a ArcelorMittal Mineração assumiu novamente as operações em Bela Vista de Minas.

MAIS NOTÍCIAS