Artistas monlevadenses cobram da Prefeitura medidas para acesso a recurso emergencial

Artistas querem “acompanhar, orientar, fiscalizar e atuar junto aos órgãos públicos, visando a eficiência da gestão e correta aplicação dos recursos”

Artistas monlevadenses cobram da Prefeitura medidas para acesso a recurso emergencial
Prefeitura de João Monlevade participa de capacitação sobre Lei Aldir Blanc – Foto: Acom/PMJM

A classe artística em João Monlevade criou o movimento “Gira Cultura”, com o objetivo de cobrar da Prefeitura local mais ações e transparência para com o setor. Essa cobrança diz respeito ainda à implementação da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Essa lei ampara, em caráter emergencial, os trabalhadores da arte e da cultura no Brasil. Todas as reivindicações foram documentadas em um ofício, entregue na Prefeitura, Câmara de Vereadores e na Fundação Casa de Cultura.

Conforme descrito na carta e confirmado pelo Executivo, será destinado para João Monlevade o montante de R$568 mil. O valor é uma espécie de auxílio emergencial aos artistas e trabalhadores da área. Desta forma, eles alegam que querem “acompanhar, orientar, fiscalizar e atuar junto aos órgãos públicos, visando a eficiência da gestão e correta aplicação dos recursos”. Ainda em trecho da carta, o Gira Cultural sugere que seja criado um Comitê Gestor Técnico da área e realização de amplo cadastro no município.

Prefeitura

Parte da demanda teve resposta imediata da Prefeitura. A diretora da Fundação Casa de Cultura, Claira Ferreira, a procuradora jurídica, Racíbia Moura e assessor de comunicação, Thiago Bretas participaram na manhã desta quinta (6), de uma capacitação sobre a lei. Além disso, segundo o Executivo, “Prefeitura já está tomando as medidas cabíveis, mas aguarda a regulamentação com as regras do Governo Federal para lançar oficialmente o projeto no município. A Casa de Cultura vai seguir o que manda a lei e a regulamentação à risca”. Por fim, a Prefeitura informa que na próxima semana divulgará como será feito o pré-cadastro de agentes de cultura e espaços culturais. Também será feita uma live para esclarecer sobre o pré-cadastro.

cassino criptomoedas