As tendências da moda feminina que mais renderam na pandemia

Muitas lojas de moda feminina optaram por expor roupas confortáveis em suas vitrines, inspirando-se no que há de melhor na moda esportiva

As tendências da moda feminina que mais renderam na pandemia
Pexels

Nesses dois últimos anos, a moda feminina como um todo passou por profundas mudanças, decorrentes da nossa mudança de comportamento e rotina. Neste artigo, apresentaremos algumas das tendências da moda feminina que mais repercutiram durante a pandemia, além de indicar o que deverá sair e o que deverá voltar com o fim do isolamento social.

A moda feminina que mais foi vendida e consumida entre 2020 e 2021 representa nosso mundo em mudança, em meio a um ano como nenhum outro. Sem querer praticar eufemismos, queremos dizer que nenhum outro mal descreve o que estamos passando.

Foi um ano em que a moda feminina encontrou sua expressão criativa em roupas caseiras que eram casuais, confortáveis ​​e às vezes até modernas; roupas em uma paleta neutra e discreta. Para combinar com tudo isso, usamos sapatos que gostariam de pisar pelas ruas da cidade, mas provavelmente eles eram mais usados para andar pelos pisos da nossa casa: mocassins, tênis e os grandes sucessos, sandálias rasteiras ou Birkenstocks.

Após um ano de pandemia, nossos moletons e pijamas começaram a enjoar. Chegamos ao auge da exaustão e começamos a prometer para nós mesmas que na primeira oportunidade voltaremos a vestir uma moda feminina mais estruturada, como era em 2019: jeans com cós justo, camisas com botões impecáveis ​​e até salto alto. Mas à medida que a vida começa a se normalizar, pensamos que talvez haja um meio-termo. Em vez de ficarmos mais exigentes, optamos por vestidos fáceis para o dia; em vez de um blazer estruturado, estamos optando por uma alfaiataria suave; e, por incrível que pareça, estamos trocando nossas amadas e cansadas calças de moletom pela calça jogger jeans.

Na moda feminina, calças de moletom e calças jogger são fáceis de confundir. Elas são primas, se não irmãs. As joggers costumam apresentar um tecido um pouco mais leve e se desenham em um formato cônico. Trata-se de um detalhe simples, mas que dá às mulheres um pouco mais de elegância quando comparado com suas calças de moletom com elástico na parte inferior.

No curso da pandemia, muitas lojas de moda feminina optaram por expor roupas confortáveis em suas vitrines, inspirando-se no que há de melhor na moda esportiva para as mulheres, especialmente agora com o final das olimpíadas de Tóquio. Calças esportivas são, realmente, modelos muito práticos e confortáveis que podem ser facilmente estilizados com um top e um blazer, de modo a construir uma aparência bem vestida, elegante e confortável ao mesmo tempo.

Os anos do estilo caseiro

O tempo todo em casa, muitas mulheres começaram a repensar suas formas de consumo, especialmente no campo da moda feminina. Por incrível que pareça, as joias finas, sejam de uma grande marca ou de um artesão novato, circularam de uma maneira como nunca aconteceu antes, com um aumento considerável nas vendas em comparação com os anos anteriores.

O mesmo fenômeno pôde ser observado no rápido aumento na compra de bolsas grandes, clássicas e atemporais de brechós. Muitas pessoas estão comprando-as com o objetivo de mantê-las para sempre em sua coleção ou vendê-las: a economia circular da moda feminina está agora em plena rotação. Enquanto isso, a tendência das micro-bolsas não desapareceu, alimentada novamente pelas novidades constantes das shoulder bags e das bolsas a tiracolo.

Existe ainda outra coisa que foi impactada por todo esse tempo que passamos refletindo sobre o mundo em nossas casas: como queríamos ver nossos valores refletidos em nossas roupas. A sustentabilidade estava obviamente no topo da lista e muitas marcas começaram a oferecer maneiras menos prejudiciais ao meio ambiente para se vestir. Entre essas novidades, encontramos principalmente peças de cashmere reciclados, camisas de botão de algodão orgânico e leggings de nylon reciclado.

A sustentabilidade tem se tornado um valor cada vez mais presente no mundo da moda feminina. Hoje em dia, nós sabemos muito mais do que sabíamos há 10 anos, e existem recursos e tecnologias disponíveis hoje que não eram facilmente acessíveis (ou não existiam) tempos atrás. Estamos presenciando um movimento que reflete nosso impacto no mundo. As marcas cada vez mais buscam integridade em cada etapa da sua produção, desde o processo de design até o fornecimento. A moda feminina tenta cada vez mais ser um negócio viável, social e ambientalmente responsável, atendendo às necessidades de seus clientes.

Em geral, a moda feminina em 2020 e 2021 é o que nos faz sentir melhor para nós mesmas, ao invés de nos vestirmos para a aprovação de outras pessoas. Em termos gerais, a moda feminina foi definitivamente tomada pelo jeans, pelos pijamas, robes, leggings e birkenstocks. As áreas de grande crescimento foram as de joalheria e acessórios. Isso não é tão surpreendente. Muitas mulheres perceberam que não tinham coisas suficientes em casa para se sentirem bem.

À medida que chegamos ao final do ano, vemos as pessoas pensando mais em duas coisas. Em primeiro lugar, nas tradicionais festas de fim de ano. Em segundo lugar, nas roupas elegantes e divertidas para as festas de natal e réveillon. Não importa muito se as nossas festas serão em casa ou em uma praia. Este ano muitas famílias terão motivos para celebrar e encontrarão uma boa razão para ficarem bem vestidos, mas sem perder o toque casual. Dos chinelos aos tênis, dos shorts aos vestidos, para cada ocasião haverá uma grande variedade de escolhas.

O que a moda feminina trará de volta?

Os saltos altos praticamente não existiram na moda feminina durante a pandemia. No entanto, é bem provável que eles vão voltar. Junto com eles, as plataformas também têm grandes chances de aparecerem novamente pelas ruas e pelas lojas.

Peças mais chamativas, mas que sejam fáceis de usar também são uma promessa para a moda feminina. Alfaiataria e blazers virão em tecidos mais macios e nossos velhos cardigans serão aposentados por um tempo. Nosso visual será muito mais híbrido. Para quem gosta de moda, essas coisas vão ressoar muito bem. E assim que tivermos superado todas essas dificuldades, nós retornaremos à loucura e à diversão dos anos 80.