Após a tempestade registrada na noite da última terça-feira (23) em Belo Horizonte, o tempo continua instável até pelo menos o próximo domingo (28) e há possibilidades de novas tempestades em boa parte de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana, além das regiões Central, Norte, Noroeste e Jequitinhonha. A previsão é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Segundo Heriberto dos Anjos, meteorologista do órgão, as chuvas mais intensas tendem a acontecer nos períodos da tarde e noite dos próximos dias. Ainda segundo ele, o acumulado pluviométrico até domingo pode superar os 120 milímetros nessas regiões, especialmente na faixa Norte do Estado.
“Estamos em um dos meses mais chuvosos em nosso estado. Essas precipitações vêm acontecendo devido à atuação de um canal de umidade que abrange uma área do Centro ao Norte de Minas”, explica.
Ainda segundo o meteorologista, nas regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul e Triângulo Mineiro, também são esperadas chuvas, mas em menor volume, na ordem de 50 a 80 milímetros, em função do posicionamento do canal de umidade.
A temperatura máxima no estado nos próximos dias deve ser registrada no Pontal do Triângulo Mineiro, na casa dos 35°C. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), deve ficar em torno dos 30°C e a umidade relativa do ar na casa dos 50%.