Atleta de jiu-jitsu Juju Emiliano recebe moção de congratulações em Nova Era

Atualmente, Juju Emiliano é atleta da academia Gracie Barra, em João Monlevade

Atleta de jiu-jitsu Juju Emiliano recebe moção de congratulações em Nova Era
Foto: Divulgação

A atleta de jiu-jitsu Júlia Emiliano Silva dos Santos, de 12 anos, conhecida como Juju Emiliano, recebeu na última terça-feira (16) uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Nova Era. A homenagem, de autoria do vereador Geovane Gomes Batista, reconhece a dedicação, o esforço e os resultados conquistados pela atleta em competições, além da representatividade que ela tem levado ao município.

A moção, aprovada por unanimidade pelos vereadores, também foi assinada por Matheus Martins Leão, Marcos Antônio da Silva, pelo presidente da Casa Legislativa, Ronaldo Dias de Andrade, e pela vereadora Silvana Francisca Pereira. O instrumento é utilizado pelo Legislativo para reconhecer publicamente pessoas ou instituições por ações e conquistas de relevância para a comunidade.

Durante a solenidade, Juju Emiliano agradeceu ao autor da homenagem e aos parlamentares pelas palavras de incentivo. A atleta destacou que a conquista é resultado do apoio de diversas pessoas, como patrocinadores, familiares e, especialmente, de seus pais. Ela também mencionou a importância da fé e relembrou que iniciou no jiu-jitsu incentivada pelo tio, Demétrius Emiliano, hoje faixa-preta na modalidade. Segundo Juju, o contato com a arte marcial foi imediato e despertou sua paixão pelo esporte e pelas competições.

Sobre Juju

Atualmente, Juju Emiliano é atleta da academia Gracie Barra, em João Monlevade, e se desloca quase diariamente entre os dois municípios para treinar. A jovem também agradeceu aos professores Diogo Barbosa e Luana Valamiel, aos colegas de treino e à equipe da academia pelo apoio ao longo de sua trajetória.

Com apenas dois anos e oito meses de prática no jiu-jitsu, a atleta vem se destacando no cenário esportivo e se prepara para ingressar no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Em 2025, Juju encerrou o ano com quatro cinturões, conquistou o título de campeã Brasileira Interclubes da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu e participou do Campeonato Brasileiro da CBJJ, em São Paulo, demonstrando evolução técnica a cada competição.