Atleta Elson Ferreira Sá

Em sua sala na secretaria, Elson exibe suas medalhas

Atleta Elson Ferreira Sá

Reportagem publicada na edição 267 da Revista DeFato

Um dos grandes sucessos esportivos em Itabira, a Corrida da Lua tem sido excelente para os itabiranos (e visitantes) que gostam de esporte mas nem sempre tinham opção. Vários corredores que hoje cruzam a linha de chegada nunca tinham participado de uma disputa antes. Resolveram deixar para trás o sedentarismo e seguir em frente.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Elson Ferreira de Sá, é um deles. Até então inativo, percebeu que era a oportunidade de cuidar melhorda saúde. “Corri pela primeira vez na Corrida da Lua. O resultado foi lastimável. Fiquei cansado e meu tempo foi muito ruim”, conta. Mas a necessidade de manter o corpo em movimento e o incentivo dos servidores da secretaria contribuíram para que Elson persistisse.

Tudo começou quando ele saiu da Vale, após 27 anos na empresa. Elson percebeu que seus exames médicos estavam alterados e uma mudança de hábitos era preciso. Só faltava o estímulo certo. Mais tarde, com o convite do prefeito Damon Lázaro de Sena, Elson assumiu a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e colocou vários antigos e novos projetos em prática.

Como secretário de Esporte, passou a ser seu dever participar dos eventos promovidos pela Prefeitura. “Eu precisava dar o exemplo e, como meus exames passados estavam alterados, tinha duas opções: tomar remédios ou praticar esporte. Uni o útil ao agradável”, conta. O resultado ruim do primeiro circuito fez com que o aspirante a atleta buscasse um preparo melhor. A partir de então, passou a treinar com a equipe Speedy Fox duas vezes por semana, recebendo orientações e apoio dos atletas e instrutores. O subtenente da Polícia Militar, Adilson de Sá, membro da equipe, foi um dos maiores incentivadores.

Aliado aos treinamentos constantes, Elson procurou uma nutricionista e também mudou o regime alimentar. Mais preparado, já participou de diversas corridas de rua e tem orgulho da marca alcançada. “Hoje tenho um tempo em torno de 5 minutos para cada quilômetro. É um tempo relativamente bom. A primeira corrida de 5km fiz com mais de 30 minutos e agora já faço abaixo dos 25”, orgulha-se.

O relacionamento entre praticantes do esporte é, também, um dos pontos valorizados pelo ex-sedentário Elson Sá. A motivação entre os corredores é mútua e serve como espelho. “O pessoal sempre nos motiva. Se estamos cansados, dão força e falam para continuar. É uma relação muito boa”, avalia. Apesar de ter começado a correr no ano passado, o secretário já tem um currículo extenso, com destaque para as quatro fases da Corrida da Lua, circuitos em Belo Horizonte e a São Silvestre (15 km) de 2014. Segundo ele, os planos para este ano são ainda mais audaciosos.

Pretende participar de uma meia maratona (21 km) e de uma corrida internacional, ainda a definir. Correr a São Silvestre foi emocionante e desafiador. “Corridas de 5 km temos várias ao longo do ano em toda a região. Mas corridas como a São Silvestre, que acontece uma vez por ano e tem 26 mil participantes, são emocionantes”, revela. O empenho no esporte tem trazido excelentes resultados. Além da perda de peso, Elson passou a se sentir também mais disposto, inclusive para trabalhar.

Os novos exames, realizados recentemente, comprovam: tudo certo com a saúde. “A felicidade é total. Só tenho que pedir a Deus saúde e vontade para não parar mais de correr”, diz.

Segredo do sucesso

Começar aos 50 anos exigiu determinação e muita força de vontade. “Sempre lidei com o esporte de forma coadjuvante, enquanto cartola, mas não tinha disciplina para praticar. Mas nunca é tarde para começar”, afirma. Para dar conta da nova rotina, precisou abrir mão de uma série de compromissos particulares e o apoio da família foi fundamental. “Fico ausente duas vezes por semana para treinar. Além disso, viajo para participar de corridas”, exemplifica.

O entusiasmo, entretanto, acabou “contaminando” também a esposa, Nívia, que passou a fazer caminhadas e corridas, e a filha Camila, de 16 anos, que também saiu do sedentarismo. Outro suporte que o secretário destaca é o do governo itabirano por lhe confiar a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e sempre carimbar os projetos. “Sou muito agradecido ao prefeito pela confiança, à minha família pelo apoio incondicional e também a todos os funcionários da secretaria por ajudar a realizar nossos projetos”, finaliza.

Vida pessoal

Elson Ferreira de Sá é casado com Nívia Paula Sá e tem três filhos: Elson Júnior, 23 anos, Thales, 21 e Camila, 16. É graduado em Administração de Empresas pela Funcesi, Pós-Graduado em Administração Pública pela PUC Minas e Especialista em Gestão de Projetos pelo IBMEC-MG. Trabalhou durante 27 anos na Vale e foi vereador por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Atualmente é secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Itabira.