Atleta medalha de ouro pede dinheiro nas ruas do Rio de Janeiro

Há uma semana, vestido de um quimono, o jovem pode ser visto tentado arrecadar dinheiro para cobrir despesas com hotel, transporte, alimentação

Atleta medalha de ouro pede dinheiro nas ruas do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Redes sociais

Para arrecadar recursos que o permitam participar do campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu, em Barueri (SP), entre 26 de março e 4 de abril, o jovem atleta de 18 anos, Ronald Ferreira, trocou os tatames pelas ruas do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

Natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Ronald foi campeão sul–americano, tendo conquistado a medalha de ouro na categoria até 100 kg na faixa roxa.

Há uma semana, vestido de um quimono, o jovem pode ser visto tentado arrecadar dinheiro para cobrir despesas com hotel, transporte, alimentação e a taxa de inscrição para o torneio que tanto cobiça.

Ronald relata que tem conseguido uma média de R$100 por dia, treinando pela manhã e se dedicando a arrecadar o valor necessário até o anoitecer. Ele precisa ao menos de R$2 mil, para viabilizar sua viagem.

Em alguns momentos, o jovem tem a companhia de Daniel Meirelles, de 17 anos, que, vestido em seu quimono nas quentes tardes cariocas, partilha do mesmo sonho de Ronald.

Embora receba apoio de alguns motoristas, ele observa que outros o olham com sinal de reprovação. “Aqui na rua, tem quem me motive dizendo ‘continue assim’, mas sempre tem os que fazem cara de nojo e fecham o vidro”.

Ronald diz que começou no Jiu-Jitsu em 2019, incentivado por sua sobrinha para treinar. “É um dom. Me graduei e já ganhei vários campeonatos, mas, sem dinheiro e patrocinador, não sei o futuro”. 

* Fonte: Portal Tela