Forças de segurança e órgãos ambientais combatem extração ilegal de ouro em Minas Gerais

Até o momento, foram vistoriados 16 pontos de extração, dos quais sete apresentaram atividade irregular

Forças de segurança e órgãos ambientais combatem extração ilegal de ouro em Minas Gerais
Foto: Divulgação/PF

Na última sexta-feira (25), a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Ibama e a Agência Nacional de Mineração (ANM) deflagaram a operação Rios Salvos em combate à extração ilegal de ouro nos rios das Mortes e Grande, nas regiões de Tiradentes e São João Del Rei, em Minas Gerais.

Até o momento, foram vistoriados 16 pontos de extração, dos quais sete apresentaram atividade ilegal. Foram destruídas oito balsas, além de dragas e motores utilizados na extração de ouro, e apreendidas duas armas de fogo. Durante as diligências, 30 pessoas foram abordadas, resultando em sete prisões em flagrante.

Diante da situação, os suspeitos poderão responder por crimes de usurpação de bem público da União e por danos ambientais.

* Com informações da Polícia Federal.