Site icon DeFato Online

Atleta monlevadense sobe ao pódio três vezes em competição internacional de Mountain Bike

Foto: Acervo Maycon Costa

Maycon Costa, atleta monlevadense de Mountain Bike, conseguiu resultados expressivos durante a sua participação na Chaoyang Estrada Real, competição internacional disputada no último fim de semana em Itabirito. O evento reuniu mais de 1200 atletas para a disputa de diferentes modalidades do esporte, onde por três vezes e em três categorias distintas, Maycon alcançou o pódio da competição, considerada uma das mais importantes do calendário do Mountain Bike nacional. 

Na sexta-feira (24), o atleta ficou em terceiro lugar na modalidade XCC, uma prova de cross-country curta. Já no sábado (25), Maycon Costa disputou a modalidade XCM, uma maratona de 53km de Mountain Bike, ficando na sétima colocação. No domingo (26), o atleta encerrou a disputa na modalidade XCO, uma prova de cross-country olímpico, alcançando a quarta colocação geral. 

Em entrevista à DeFato, Maycon comentou que ‘‘A preparação para esta prova começou em dezembro do ano passado. Nossa região é muito propícia para a prática, o que facilita muito, conseguindo chegar bem perto de simular uma prova’’. O atleta valorizou muito a sua participação nas provas, e afirmou que continuará dando o máximo nos treinos para continuar colhendo bons frutos.

Após o bom desempenho em itabirito, a próxima prova do calendário de Maycon será o Desafio da Inconfidência Mineira, que será realizado em 7 de maio, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. 

Foto: Acervo Maycon Costa

Conheça maIs sobre o atleta

Maycon tem 32 anos e é analista de sistemas. Natural de João Monlevade, o atleta começou sua trajetória no esporte aos 14 anos, e foi competindo até aos 17. Durante sua época de ‘Juvenil’, venceu torneios e alcançou o 1º lugar no Ranking MIneiro durante um período. 

‘‘Na época o esporte não era tão popular como hoje, então parei para fazer faculdade e atuar na área. Sempre continuei praticando esportes, mas nenhum com foco em competições’’

O retorno ao MTB veio durante a pandemia, em agosto de 2021. Meses após – em novembro – veio a primeira disputa, na edição do X-Terra de Itabira. ‘‘2021 foi um ano de muita superação para chegar em um peso aceitável para o esporte e readaptação do corpo’’. 

Em 2022 Maycon participou de 9 competições, chegando ao pódio em 7 e vencendo por pontos, a sua categoria na Copa Minas, após 5 etapas do torneio. Neste ano o rendimento também começou em alta: ficou em 3º lugar na prova de 42km, na categoria XCM (Peso Bruto), no Desafio Entre Serras na cidade de Catas Altas. O evento teve a participação de mais de 600 atletas,

Atualmente, Maycon conta com o acompanhamento da consultoria da Map Treine (@maptreine), do treinador Gustavo Vilela (@Gustavo_jr_coach_mtb) além da nutricionista Cristiane Rocha Dayrell (@Cristianerochadayrellnutri) e acompanhamento da área de medicina do esporte do MaterDei.

Maratona XCM

Essa categoria do mountain bike é caracterizada por ser uma maratona de longos percursos, que variam de 30 a 70 quilômetros. Nela, os trechos são mais diversificados entre terra, trilhas e asfalto. Uma de suas características é que o ponto de chegada pode ser o mesmo ponto de início da prova ou não. Aliás, é muito comum a corrida começar em uma cidade e terminar em outra, por exemplo.

Nessa modalidade do esporte, os atletas precisam estar atentos a alguns cuidados, como ter ótima resistência física. Além dela, é necessário um bom controle psicológico, uma vez que são muitos quilômetros de pedalada em ritmo forte.

 

Exit mobile version