Site icon DeFato Online

Através de doações de alunos, Fide arrecada 3 mil livros e brinquedos para o Hospital Carlos Chagas

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

A Fundação itabirana Difusora de Ensino (Fide) realizou nesta quinta-feira (7) a entrega de 3 mil livros e brinquedos para o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A enorme quantidade de donativos foi arrecadada através de doações dos estudantes em uma gincana escolar. Cerca de 185 crianças de 6 a 10 anos foram divididas em duas equipes e participaram das atividades, onde uma das provas consistia em doar livros e brinquedos. O resultado foi surpreendente: 1600 livros e 1400 brinquedos, em excelentes confições, foram arrecadados para doação.

A gincana da Fide ocorreu durante a Semana da Criança, quando a coordenação e equipe de professores pensou em uma maneira distinta de unir diversão e ação social: ‘‘A gente percebeu que a maioria das escolas opta por alugar brinquedos, promover contação de histórias, teatro e outras atividades nesse sentido. E nós pensamos em promover algum tipo de atividade onde as crianças pudessem, além de divertir muito, que pudessem competir de uma forma sadia, fazendo uma integração entre todas as turmas’’, comenta a diretora Arlene Madeira Pascoal. 

Segundo Luciana Soares Costa, gerente geral do Hospital Municipal Carlos Chagas, é com ‘‘muita alegria, satisfação e prazer’’ que a instituição recebe as doações. Para ela, os itens irão alegrar muitas crianças e suas famílias, fazendo dessa ação ‘‘um ato de amor genuíno’’.

‘‘Esse sentimento que está impresso em todos esses brinquedos vão tocar o coração de outras crianças, de outras famílias, e vai fazer essa felicidade ter continuidade. Agradecemos a equipe da FIDE, a essas crianças e familiares que puderam contribuir com esse momento que é esplêndido no nosso coração’’, disse. 

Atualmente, o Hospital Carlos Chagas conta com uma unidade de internação pediátrica e bloco cirúrgico, onde mensalmente são feitas 35 a 40 internações de crianças, com quase 30 cirurgias mensais durante os mutirões organizados pelo HMCC. 

De acordo com Luciana, os livros e brinquedos chegarão para ajudar as crianças a se distrair e não ficar tensas com o jejum e preparação para os procedimentos cirúrgicos. ‘‘Nós vamos montar um espaço, tanto no bloco cirúrgico quanto na pediatria, e a ideia é que as crianças levem os brinquedos para casa, carregando consigo a marquinha de cada aluno da Fide, de cada coração que doou’’, finaliza. 

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

 

Exit mobile version