As famílias de São Gonçalo do Rio Abaixo que sofreram com os impactos causados pelas fortes chuvas que devastaram a cidade entre os dias 23 e 25 de janeiro terão uma ajuda do município para recomeçar a vida. A Câmara de Vereadores aprovou nessa quinta-feira (30) um projeto de lei, de autoria do Executivo, que concede auxílio financeiro a estes moradores.
Cada núcleo familiar receberá R$ 8 mil. O mesmo valor será ofertado aos comerciantes que tiveram estabelecimentos inundados. O auxílio financeiro pode ter um acréscimo de 50% após avaliação da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.
Para receber o recurso, as pessoas precisarão comprovar que tiveram suas casas ou comércios invadidos por ocasião do transbordamento do rio Santa Bárbara, outras barragens ou cursos d´água.
Para garantir a transparência da apuração, os vereadores definiram que será criada uma comissão composta por representantes da sociedade civil, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aciasgra), da Associação do Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti), e servidores efetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Legislativo.