Avenida do Espigão facilitará acesso a região em franco crescimento em Itabira

A avenida é um projeto que estava engavetada a anos em Itabira e que sai do papel em momento importante de expansão habitacional na cidade

Avenida do Espigão facilitará acesso a região em franco crescimento em Itabira
Avenida do Espigão interliga regiões em expansão em Itabira – Foto: Acom PMI

Com bairros tradicionais já bastante populosos, Itabira é uma cidade que cresce em direção aos seus extremos. Um dos vetores de expansão é a região do Praia, onde loteamentos com casas já em construção dão a medida do que será um novo eixo residencial nos próximos. Para facilitar o acesso a essa área e interligar pontos estratégicos no município, a Prefeitura executa a obra da avenida do Espigão.

A avenida é um projeto que estava engavetada há anos em Itabira e que sai do papel em momento importante de expansão habitacional na cidade. Com um total de quatro quilômetros de extensão, a via tem a primeira etapa em fase de execução. Nessa fase, são ligados os loteamentos Jardim Buritis e Vale do Sol à rodovia MGC-120 (estrada de acesso a Nova Era).

A etapa final, já licitada pela Prefeitura, propõe a extensão da avenida, com conexão entre os bairros Juca Rosa, São Cristóvão e Colina da Praia II. Ao todo, a obra está avaliada em cerca de R$4 milhões, com dinheiro obtido por meio do Financiamento à Estrutura e ao Saneamento (Finisa).

Avenida do Espigão terá 4 quilômetros de extensão – Foto: Divulgação

Projeção para o futuro

A Secretaria de Obras do município aponta o investimento como uma projeção para o futuro, a partir da criação de um corredor de transporte da área central da cidade até as regiões já povoadas e os novos bairros na região. Além de uma alternativa clara de desafogar pontos críticos de trânsito existentes na cidade.

De acordo também com a pasta responsável pelo projeto, há a previsão de execução de uma passagem de nível inferior (túnel) ligando os bairros São Cristóvão e Juca Rosa. Essa obra deve ser custeada pela empresa Vale, referente ao processo antecipado da concessão das estradas de ferro Vitória Minas (EFVM) e Carajás (EFC).

Vale do Sol

A expectativa no ramo da construção civil é de que a execução das obras acarrete na habitação dos novos bairros ao redor da avenida. O loteamento Vale do Sol, de responsabilidade da IMG – Empreendimentos Imobiliários, aposta na ideia de um novo eixo comercial e residencial em Itabira. 

Após o sucesso de vendas do loteamento no lançamento em 2015, a IMG investirá agora na ocupação do bairro e já disponibiliza casas de 2 e 3 quartos ao melhor custo benefício da cidade.

Loteamento Vale do Sol
Site 
Telefone: (31) 3831-5164
E-mail: [email protected]

MAIS NOTÍCIAS