Site icon DeFato Online

Baixa vazão afeta abastecimento de água nos bairros Amazonas, João XXIII, Hamilton e Monsenhor José Lopes, em Itabira

Saae realiza manutenção emergencial e abastecimento de água pode ser afetado em oito bairros de Itabira; saiba mais

Foto: Agência Brasil/EBC

O abastecimento de água foi impactado nesta segunda-feira (29) em Itabira, atingindo principalmente os bairros Amazonas, João XXIII, Hamilton e Monsenhor José Lopes. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a situação foi provocada pela baixa vazão no sistema, consequência direta do aumento expressivo do consumo nos últimos dias.

Segundo a autarquia, a onda de calor registrada na cidade elevou significativamente a demanda por água. Durante o fim de semana, os reservatórios operaram em níveis reduzidos, o que comprometeu a capacidade de distribuição e afetou de forma mais intensa algumas regiões do município.

+ Onda de calor eleva consumo e compromete abastecimento de água em Itabira, alerta Saae

O SAAE informou que equipes técnicas atuaram para restabelecer a vazão e que o sistema já se encontra em processo de recuperação. No entanto, o fornecimento de água não acontece de forma imediata em todos os pontos, sendo normalizado gradativamente ao longo das próximas horas, à medida que os reservatórios recuperam seus níveis operacionais.

Diante do cenário, a autarquia faz um apelo à população para o uso consciente e racional da água, evitando desperdícios, especialmente durante o período de altas temperaturas, a fim de contribuir para a estabilização do sistema de abastecimento.

Exit mobile version