Barão de Cocais recebe chef Jimmy Ogro em Aula Show

O evento foi uma experiência gastronômica e de aprendizado para a população de Barão de Cocais, que recebeu o chef Jimmy Ogro em Aula Show pela diversificação econômica

Barão de Cocais recebe chef Jimmy Ogro em Aula Show
Foto: Júlia Souza / Defato

Neste sábado (26), foi promovida a Aula Show com o chef Jimmy Ogro, no município de Barão de Cocais. A ação foi um evento de fomento econômico e desenvolvimento para contribuir com as possibilidades de diversificação da economia local. Assim, a cidade tem possibilidades de lidar com a dependência econômica da mineração. 

Barão de Cocais recebe, ao longo deste ano, o Programa de Qualificação Profissional Cozinha-Escola de Barão de Cocais, por ter sido impactado pela elevação do nível de emergência da barragem. O projeto oferece mais de mil vagas em cursos na área de gastronomia, e deverá ser um fator de fomento para a geração de renda da população autônoma. 

As pessoas que constituem o público alvo do Programa são, em sua maioria, aquelas que foram realocadas em decorrência do plano de ação para emergência em barragens e, também, cidadãos em situação de vulnerabilidade social. 

A ideia final do projeto é promover a construção de uma Cozinha-Escola (Centro de Qualificação Profissional em Práticas Gastronômicas de Barão de Cocais), para permitir que a população trabalhe com culinária e tenha uma fonte de renda por meio dela. A estrutura funcionará onde hoje está o antigo restaurante popular da cidade.

No total, são cerca de R$70 milhões investidos em projetos sociais e ações de  reparação e compensação no município. E toda a operacionalização dos diversos cursos de capacitação oferecidos neste programa de fomento econômico está sendo realizada pelo Instituto Yara Tupynambá.

Além da aula de Jimmy Ogro, o Programa de Qualificação vai oferecer outras atividades de capacitação e educação profissionalizante. O Programa integra as ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para o município e responde a uma demanda, que foi avaliada por meio de consulta pública, da própria população por ações de educação profissionalizante.

Todo o processo é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a prefeitura de Barão de Cocais. 

O Chef 

Designer por formação, cozinheiro por amor. Jimmy McManis, conhecido como Ogro, é fundador dos projetos: Ogrostronomia (canal no Youtube), Burgertopia e Reaprove (ação cultural de reaproveitamento de insumos). Também conhecido pelo trabalho como repórter gastronômico no programa Mais Você da TV Globo, junto com Ana Maria Braga. Além de cozinheiro, Ogro é churrasqueiro e há anos participa de todos os grandes eventos de fogo e brasa, rodando o Brasil com técnicas diversas, tanto brasileiras quanto de sua origem, Texana.

O evento 

A gerente de fomento econômico, Flávia Soares, destacou: 

“A gastronomia surge como algo muito prioritário. E eu entendo que é muito importante porque, esta é uma região turística e que está dentro do Circuito do Ouro, que já tem uma tradição.”

Já o Chef Jimmy falou sobre a oportunidade de ensinar um público diferente e a relação da culinária com os laços familiares: 

“Cozinhar para mim é laço, cozinhar para mim é ternura, cozinhar para mim é companhia. É passar o dia juntos fazendo coisas, numa diversão em que você pode, ao final, de novo, sentar e passar mais tempo juntos comendo o que a gente fez o dia inteiro.” 

Beneficiados 

Um caso de sucesso do programa é Francislaine Nascimento, mãe de dois filhos e moradora da Zona Rural de Barão de Cocais. Em novembro do ano passado, teve que abrir mão do trabalho como funcionária pública para cuidar de sua avó doente. Sem um salário fixo, passou a fazer bolos e doces para conseguir se sustentar. Em menos de dois meses, Francislaine Nascimento participou de três cursos e deu uma guinada em seu negócio. Ela é confeiteira há quatro meses e falou sobre a experiência proporcionada pelos cursos: 

Francislaine Nascimento participou de três cursos e deu uma guinada em seu negócio
Foto: Divulgação

“Eu aprendi técnicas que antes eu não tinha. (…) se eu quiser trabalhar e vender todos os dias, eu tenho clientes. Porque o curso e as fotos me proporcionaram uma gama muito maior de pessoas para alcançar. Com o certificado as pessoas dão mais credibilidade para a gente. Aumentou muito mais as ofertas.”

 

Galeria de Fotos

MAIS NOTÍCIAS