Barragem se rompe e causa danos a famílias no Vale do Jequitinhonha

A barragem de água pertence a uma propriedade particular no distrito de Córrego da Saudade, em Novo Cruzeiro; Não foram registrados feridos

Barragem se rompe e causa danos a famílias no Vale do Jequitinhonha

Uma barragem de água se rompeu e deixou cinco família desalojadas no distrito de Córrego da Saudade, em Novo Cruzeiro, Vale do Jequitinhonha. A represa de contenção pertencia a uma propriedade particular e estava passando por obras de expansão. Não foram registrados feridos.

Segundo informações da Defesa Civil do município, a barragem que colapsou no final da tarde desta segunda-feira (30) tem extensão de 1,4 quilômetros por aproximadamente 1,5 metros de profundidade. A estrutura está localizada em uma zona rural a 10 km da sede do município. Até o momento foram levantados danos em cinco residências. Os próprios moradores realizam a limpeza de suas casas.

De acordo com os moradores da região, à jusante da estrutura existem aproximadamente 20 casas, que não sofreram impactos com o colapso.

Além dos danos residenciais, algumas famílias também registraram prejuízos nas lavouras e maquinários utilizados para agricultura. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Defesa Civil estão cuidando das análises para constatar a causa do rompimento da barragem. Também foram acionados para acompanhar o caso a Assistência Social do Município e o Núcleo de Emergências Ambientais. 

Veja imagens obtidas pela Defesa Civil Estadual:

A cidade

Novo Cruzeiro é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 31 326 habitantes. Distante da capital a 494 km, possui um patrimônio histórico preservado, como a antiga Estrada Férrea Bahia-Minas.