Batoré, ator e humorista, morre aos 61 anos vítima do câncer

Ivanildo Gomes Nogueira fez muito sucesso no famoso banco do programa “A Praça é Nossa”

Batoré, ator e humorista, morre aos 61 anos vítima do câncer
Foto: Divulgação / SBT

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, mais conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo. Ele estava internado, se tratando de um câncer. Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital paulista.

“As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido”, diz nota da Prefeitura de São Paulo. O corpo do ator será velado e sepultado em Cabreúva, interior de São Paulo, onde sua família tem um jazigo, e seu pai e irmão estão enterrados. Ele deixa dois filhos, Ivann e Alexandra.

O empresário de Batoré, Admir Uduvic da Silva, o Juca, disse que o amigo estava em um estado depressivo. “Trabalho com ele desde 1992, não estou acreditando. Tudo o que estou sabendo é através da imprensa. O que sei é que ele estava em um estado depressivo”, desabafou Uduvic.

À Revista Quem, o empresário disse que, até meio-dia de hoje, ele estava bem. “Ele foi ontem à noite para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba porque estava com as pernas inchadas. Conversei com o filho e a ex-esposa dele e eles me contaram que ele estava conversando, brincando, e, às 15h, teve uma parada cardíaca”, contou.

História de sucesso

Com seu principal personagem, Batoré, Ivanildo integrou o elenco do programa “A praça é nossa”, do SBT, durante muitos anos. Adorado pelo público, em 2016, ele foi contratado pela TV Globo para se arriscar em um papel na dramaturgia. Batoré esteve no elenco da novela “Velho Chico”, em que fez o papel do delegado Queiroz.

Ivanildo nasceu em Serra Talhada, no interior de Pernambuco. Ainda criança, se mudou para São Paulo. Antes de se tornar ator e dar vida a Batoré, ele jogou futebol nas categorias de base de diversos times paulistas, como o Santo André, São Paulo e Ituano. Após fraturar o tornozelo durante um treino, criou uma esquete que deu origem ao personagem mais famoso, Batoré.

Suas primeiras aparições na televisão foram na década de 1980, no Show de Calouros de Silvio Santos. Ficou famoso na Praça com bordões como “Você é forgaaaado!”, “Ah, para, ô!” e “Você acha que é bonito ser feio?”. Eleito vereador em Mauá, no interior paulista, por dois mandatos, voltou ao humorístico em 2019.

Pronunciamento do SBT

O canal de televisão comandado por Sílvio Santos emitiu uma nota de pesar pela morte de Batoré. Leia na íntegra:

“É com profundo pesar que o SBT lamenta o falecimento de Ivan Gomes, o Batoré, nesta segunda-feira (10), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento de Pirituba, zona oeste de São Paulo.

Pernambucano da cidade de Serra Talhada, Ivan sonhava em ser jogador de futebol, mas a veia cômica falou mais alto e com o talento nato, fazia sucesso em pequenas apresentações na cidade de São Paulo.

A oportunidade na televisão veio com um número criado por ele: ‘Gol em Câmera Lenta’, que apresentou nos programas ‘Viva a Noite’ e ‘Show de Calouros’. Logo, encontrou uma oportunidade para fazer figuração em ‘A Praça é Nossa’, no final dos anos 80, como o garçom do bar lateral que compunha o cenário do humorístico.

Em 1993, mostrou para Carlos Alberto de Nóbrega um personagem criado por ele, o Batoré, um singelo e pacato sertanejo, que contava causos de sua vida em São Paulo, com sua peculiar camisa florida, o tênis azul e cabelos bem penteados. O bordão “ah para, ô” exaltava o momento mais divertido de suas histórias.

O sucesso veio a partir das primeiras aparições, e quase 30 anos depois, continuava em alta fazendo shows e participações em todo o país. O personagem também gravou um disco com a música-tema: ‘Você Pensa que é Bonito ser Feio?’

Como ator, Ivan também esteve na primeira temporada de ‘Cine Hólliudy’ e na novela ‘Velho Chico’, ambas da TV Globo, fez humorísticos na RecordTV e participou da série ‘Os Exterminadores do Além’, ao lado de Danilo Gentili, veiculado pelo SBT em 2021, tendo sido este seu último trabalho na TV.

O SBT se solidariza com a família de Ivan, que deixa os filhos Ivann e Alexandra, com todo o público que sempre aplaudiu Batoré, e com seus colegas e amigos de ‘A Praça é Nossa’, e pede a Deus que os conforte neste momento difícil.”

MAIS NOTÍCIAS