Depois de ter o outubro mais chuvoso da história, considerando toda a série histórica desde 1910, Belo Horizonte tem um início de mês de novembro também com muita chuva. Nesta quinta-feira (7), a Defesa Civil emitiu um alerta de possibilidades de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (8).
A última chuva foi registrada na noite de terça-feira (5), quando atingiu todas as nove regionais de Belo Horizonte. Novembro inicia com a estação chuvosa já estabelecida no estado, as pancadas de chuva típicas de primavera costumam ser frequentes, devido a configuração dos ventos em baixos, médios e altos níveis da atmosfera, aliados com a disponibilidade de umidade.
Além disto, a partir de novembro, a configuração da Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS) normalmente se torna mais recorrente. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para novembro deste ano é de chuvas e temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média em Minas Gerais.