Black Friday: confira as expectativas dos consumidores e comerciantes para a maior promoção do ano em Itabira

Os lojistas esperam superar o faturamento do ano passado e acreditam que investir em marketing é essencial para o sucesso das vendas

Black Friday: confira as expectativas dos consumidores e comerciantes para a maior promoção do ano em Itabira
Fotos: Giovanna Victoria/DeFato

A Black Friday é considerada a data mais esperada pelo varejo antes do Natal. O evento comercial, que teve origem nos Estados Unidos, acontece na próxima sexta-feira (29). As expectativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, dos consumidores e comerciantes são altas. Eles projetam crescimento no faturamento e promoções justas. Devido ao grande movimento gerado pela data, o Ministério da Justiça lançou este ano um guia com dicas para evitar que a população caia em golpes e orientar sobre os direitos do Código de Defesa do Consumidor.

Em depoimento à DeFato, o presidente da CDL Itabira, Eduardo Moraes, informou que a projeção geral para o faturamento deste ano é de superar os anos anteriores. Ele destacou ainda que o quantitativo de vendas do mês de novembro, devido à Black Friday, quase chega perto das compras natalinas em dezembro. Apesar da superpromoção, o comércio em Itabira não vai adotar um horário especial de funcionamento; as lojas permanecerão abertas das 9h às 19h, seguindo a rotina padrão. Eduardo ainda deu uma dica para que os lojistas tenham sucesso nas vendas de Black Friday:

“A CDL aconselha os lojistas a realmente aproveitar esse momento para fazer alguma liquidação de produtos que estão com excesso ou há muito tempo parado no estoque, cujo tempo de giro ficou grande. Aproveitar o momento para fazer promoções atrativas é uma oportunidade para o lojista liquidar parte do seu estoque”, pontua.

Sobre os Comerciantes

A loja Dular, em Itabira, tem altas expectativas e espera obter êxito. Para este ano, a equipe de marketing está investindo em estratégias inovadoras, com promoções reais e expressivas para a Black Friday.

“Estamos atuando nas dez cidades com uma combinação de mídias off-line, como rádio e som volante, e estratégias digitais, incluindo campanhas segmentadas direcionando nosso público tanto para nossas lojas quanto para o site”, comenta a gerente de marketing do grupo Dular, Daniela Frade.

Segundo ela, os itens que podem ser mais procurados são os eletrodomésticos, móveis e eletroportáteis, que se destacam como os principais produtos da loja e apresentam promoções especiais.

Foto: Lojas Dular - Divulgação
Foto: Lojas Dular – Divulgação

No segmento de roupas, o cenário é semelhante. A proprietária da loja Guéll Modas, em Itabira, Guelbora Cavalcante, contou que, além de promover o aumento das vendas, a Black Friday também é uma oportunidade para atrair e fidelizar novos clientes.

“Estamos confiantes de que a campanha será um sucesso, trazendo resultados não só em vendas, mas também no fortalecimento da nossa marca”, comenta.

Os comerciantes também acreditam que o marketing é um dos principais aliados para promover a ascensão das vendas durante a promoção.

“O marketing é essencial, pois não basta criar promoções atrativas; é preciso comunicá-las de forma eficiente ao público certo. O marketing é o responsável por alcançar um número maior de pessoas, gerando mais oportunidades de venda”, explica Daniela Frade

Foto: Equipe de marketing Dular - Dilvulgação
Foto: Equipe de marketing Dular – Dilvulgação

Guelbora destacou a importância de uma campanha bem estruturada para promover o crescimento da empresa e agregar valor aos produtos.

“O marketing nos permite dialogar com nosso público de forma direcionada, destacando nossos diferenciais. Além disso, ele cria conexões emocionais com os clientes, o que é fundamental para uma loja como a Guéll Modas, que valoriza a força da mulher e a proximidade com a família”, complementa a proprietária da loja Guéll Modas

Foto: Guéll Modas - Divulgação
Foto: Guéll Modas – Divulgação

Sobre os Consumidores

Este ano, a sensação é de que os consumidores já estão se organizando com antecedência para a Black Friday, além de cultivarem expectativas elevadas em relação às promoções.

Em depoimento à DeFato, a itabirana Gleicilaine Silva informou que espera promoções reais para conseguir comprar os itens que ela planeja.

“Minha expectativa para a Black Friday este ano é que tenha muitos produtos com preço baixo, principalmente os eletroeletrônicos”, comenta Gleicilaine.

A estudante universitária Júlia Soares também espera conseguir descontos vantajosos na hora da compra.

“Minha expectativa é bem alta. Este ano vou procurar produtos da linha infantil. Espero encontrar em promoção brinquedos e itens de higiene infantil para o meu filho pequeno”, comenta.

O funcionário público Victor Moreira contou que sua expectativa é de “tentar não cair na ‘Black Fraude’”. Ele também acredita que esperar apenas promoções para a Black Friday pode ser uma má ideia; o ideal é que as compras sejam planejadas para evitar o consumismo.

“Entrar na Black Friday procurando promoção acho que seja uma fria; temos que ter um planejamento de compras para não levar gato por lebre e não cair tão facilmente no gatilho de compras da oportunidade. O risco de fazer um mau negócio é grande”, explica.

Ao ser questionado sobre qual forma de pagamento seria a melhor opção, Victor disse que “não existe um manual para isso”. O ideal é avaliar suas condições financeiras e as possibilidades que cada loja oferece.

“Vale a pena estudar cada caso, avaliar se existe alguma vantagem no pagamento à vista, com desconto adicional, ou desvantagem no parcelamento, com juros”, acrescenta.

Guia de Consumidor para a Black Friday

O material, lançado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), possui orientações para a população, além de destacar os direitos assegurados pelo código de defesa.

Estes são alguns pontos que os consumidores devem observar antes, durante e depois da compra, de acordo com a cartilha:

  • Pesquisa prévia de preços: para evitar armadilhas;
  • Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: produtos com preços extremamente reduzidos;
  • Garantia contra práticas abusivas: o Código de Defesa do Consumidor protege de publicidade enganosa e cláusulas abusivas em contratos, como cobranças indevidas ou falta de suporte técnico após a venda.

O Guia do Consumidor completo, pode ser acessado clicando aqui.

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