Bolsonaro diz que o PL jamais votaria a favor de Dino no STF
Bolsonaro alega que conversou com Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do partido, sobre o assunto, e com ao menos 12 senadores eleitos pelo PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro, à Revista Oeste, disse que caso o presidente Lula indique o nome do atual ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF), seu partido, o PL, jamais votaria favorável na sabatina a que ele deverá se submeter na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL é a maior legenda de oposição ao governo no Congresso Nacional, e Bolsonaro é o presidente de honra do partido.
Bolsonaro alega que conversou com Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do partido, sobre o assunto, e com ao menos 12 senadores eleitos pelo PL para obter um parecer. No entanto, sua declaração confronta com a opinião de Costa Neto, que horas antes havia afirmado que “se Dino for um cidadão preparado, que é o caso, vamos votar a favor”.
Bolsonaro disse: “Dos senadores que obtive resposta, eles falaram que de jeito nenhum votariam em Flávio Dino em uma possível sabatina no Senado. Isso não só pelo passado dele, mas pelo presente. No comando do Ministério da Justiça, ele nada mais fez do que perseguir opositores políticos, sabotar as investigações do 8 de janeiro e outras coisas. O PL, no meu entender, votaria favorável na sabatina do Dino, caso ele seja indicado para ser integrante do STF”.
O próximo membro do STF, indicado por Lula, vai ocupar a cadeira da ministra Rosa Weber, ex-presidente da Corte, aposentada compulsoriamente. À jornalistas, Lula disse não ter pressa na indicação e que questões de raça e gênero não serão levadas em consideração. Outros dois nomes estão entre o possível futuro ministro da Corte: o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.




