Cada vez mais forte em Minas, Sicredi Liberdade chega a Barão de Cocais

Cooperativa possui quase 8 milhões de associados, entre eles milhares de mineiros

Cada vez mais forte em Minas, Sicredi Liberdade chega a Barão de Cocais
Foto: Divulgação

Se até 2022 os moradores do Médio Piracicaba não possuíam tanta familiaridade com o nome Sicredi Liberdade, hoje a realidade é bastante diferente. No dia 21 de março, a cooperativa financeira, uma das mais tradicionais do país, inaugurou uma nova agência em Barão de Cocais, localizada na avenida Wilson Alvarenga, nº 1061, bairro Viúva. Ao município, também se somam as unidades de Itabira, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara, inaugurada na mesma quinta-feira. E o Sicredi não pretende parar por aí.

Contando com um atendimento moderno e uma filosofia de trabalho única – baseada no relacionamento próximo com os municípios e seus cidadãos -, a marca possui planos de expandir sua marca no Médio Piracicaba e outras importantes regiões mineiras. É o que promete o presidente da cooperativa, Wilson Dejair dos Santos Rodrigues “Madala”.

“Um dos objetivos da nova gestão é praticar aquilo que acreditamos como estratégia de crescimento. Estamos com mais duas agências aqui hoje, planejamos mais cinco para este ano de 2024. E realmente é uma região muito próspera, com um povo muito acolhedor. Estamos perfeitamente integrados”, diz ele, à frente da instituição desde o ano passado.

Apesar da filosofia do Sicredi ser aplicada em todas as suas agências, as particularidades de cada cidade também são respeitadas. Em Barão não será diferente, explica Wilson. “Implantamos nosso modelo de negócio em todas as agências de forma uniforme. Claro que a gente respeita a característica de cada município, então isso nos leva a um desenvolvimento regional, mas também muito focado na comunidade. O Sicredi é muito parceiro do município e das entidades. Temos vários programas que implementamos no decorrer da nossa afirmação no município, esse é um dos nossos objetivos: parceria”.

Letícia Bosque, diretora de operações do Sicredi, ressalta que a nova unidade é apenas uma das várias agências a serem abertas pelo estado. Segundo ela, o sucesso dos primeiros projetos naturalmente impulsiona o surgimento de outros.

“Só no Médio Piracicaba a gente pretende abrir novas agências em 26 municípios. E na região do Vale da Serra queremos chegar a mais 31 municípios. Então temos um plano de estar cada vez mais forte em Minas Gerais”, completa.

E como contar com os serviços da cooperativa? Letícia detalha. “A escolha do município vai muito de acordo com a busca das prefeituras pela cooperativa. Cada vez que a gente vem pra Minas e visitamos as prefeituras, aqueles que demonstram mais interesse de imediato na presença do Sicredi são os escolhidos para as próximas instalações”.

Nova realidade

Décio Santos, prefeito de Barão de Cocais, afirma que a chegada da cooperativa representa o crescimento recente da cidade.

“No nosso primeiro mandato, pegamos uma cidade com poucas expectativas. Uma cidade com baixa arrecadação, com um grande número de pessoas desempregadas. Corremos muito atrás, e isso proporcionou que Barão de Cocais se desenvolvesse. Então o fato de chegarem instituições financeiras no município é sinal que realmente a gente está fazendo a coisa certa. Barão de Cocais é, sim, uma cidade para se investir, a cidade mais próspera do Médio Piracicaba. Gosto de falar que é sempre o começo, Barão ainda tem muito a crescer e se desenvolver, e a gente realmente fica muito feliz com instituições financeiras na nossa cidade”, analisa.

O prefeito cocaiense relembra como, há alguns anos, lutava para manter uma agência financeira no município. Uma realidade bem diferente da atual, celebra.

“Em 2018, eu estava conversando com uma grande instituição financeira, que hoje está em nosso município, que queria ir embora. Eu tive que convencê-la a ficar, convencê-la que Barão de Cocais daria a volta por cima. Como de fato deu”, finaliza.

Sicredi - Barão

cassino criptomoedas