Cai quem quer: INSS alerta para golpes feitos por telefone

Criminosos ligam para aposentados pedindo a eles que façam a prova de vida on-line

Cai quem quer: INSS alerta para golpes feitos por telefone
INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone (Foto: Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recente ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, em razão da pandemia do novo coronavírus. Nas chamadas, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado mande uma foto de um documento para finalizar o processo.

A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS voltará a ser obrigatória. A Portaria nº 1.299 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicada no Diário Oficial da União, define que quem não fizer a comprovação de vida a partir de 1° de junho — até 31 de dezembro, dependendo da data prevista — terá o benefício bloqueado. A obrigatoriedade foi suspensa por várias vezes, desde 31 de maio do ano passado, com o intuito de evitar aglomerações durante a pandemia de covid-19.

+ Leia a matéria completa no Estado de Minas

Sobre a Prova de Vida

A Prova de Vida do INSS é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS deve ser realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.

MAIS NOTÍCIAS