Câmara concede diploma de mérito desportivo ao atleta monlevadense John Maycon dos Santos

A homenagem é de iniciativa do vereador Thiago Titó (PDT).

Câmara concede diploma de mérito desportivo ao atleta monlevadense John Maycon dos Santos
Foto: Luciano Vidal/DeFato

O atleta monlevadense John Maycon dos Santos coleciona diversos títulos em seu currículo no jiu-jitsu. Recentemente, o esportista da academia ClandestinoBjj foi para mais um desafio, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, foi campeão do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. Na reunião ordinária desta quarta-feira (13) da Câmara Municipal de João Monlevade , John foi homenageado com o Diploma de Mérito Desportivo.

O Projeto de Resolução nº 430, de iniciativa do vereador Thiago Titó (PDT), concedeu a honraria como reconhecimento do povo monlevadense pela atuação de John na área esportiva.

Destaque

John Maycon dos Santos irá, no mês de novembro, para os Emirados Árabes Unidos, visando competir o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. É um título que o atleta destaca como o mais importante da modalidade e o que ele mais busca ao longo da carreira. Em seu discurso, prezou que está com foco total para ganhar de todos os atletas internacionais.

“Eu sou do interior, mas não inferior aos lutadores do mundo. Lutadores de outros países têm mais investimentos e suporte. Quero voltar com a medalha de ouro do mundial em Abu Dhabi. Quero ter a honra de trazer isso para nossa cidade”, finaliza.

O legislador Thiago Titó ressaltou a satisfação em poder homenagear o atleta.

Eu conheço o John há muito tempo, acompanho a trajetória dele. Ele está sempre fomentando o esporte na nossa cidade, com ações sociais para favorecer as pessoas de baixa renda”, destaca Titó.

Todavia, o vereador demonstrou antipatia com o tratamento do esporte na cidade.

“Faltam investimentos no esporte da nossa cidade há muito tempo. Se a gente for analisar os valores investidos em esporte e cultura, ao longo dos governos anteriores, é vergonhoso”, finaliza.

Sobre o homenageado

John Maycon dos Santos, é natural de João Monlevade e filho de Alice Ferreira dos Santos. Ele é casado com Juliana Carolina Costa Cunha Santos. John Maycon já trabalhou como garçom, chaveiro e soldador. Após a doença de sua mãe, se dedicou ao estudo e trabalho para sustentar a casa. Foi aprovado no curso de Artes Cênicas na UFOP, porém decidiu permanecer na cidade para continuar perto de sua mãe.

John levou algumas medalhas de sua carreira para a Câmara

Começou a fazer parte das atividades da igreja e, após um tempo, ingressou no curso de Teologia no Seminário Bíblico Mineiro, onde se formou. A partir daí começou a ministrar palestras, se tornando um formador de opinião da fé.

Desde os 9 anos pratica artes marciais, encontrando no Jjiu-Jitsu um talento para o esporte. Desenvolveu um projeto social na cidade de Itabira auxiliando os jovens que passaram por abuso sexual, problemas com drogas, entre outros.

Com a pandemia, o projeto precisou ser paralisado. Com isso, retornou para João Monlevade onde abriu uma academia com sua esposa. No local, John oferta gratuitamente 15 vagas para crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, além de empreendedor, se dedica ao esporte sendo atleta de alto-rendimento. Conquistou vários campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, chegando a ser o 1º do mundo pela AJP TOUR em 2020 e o 5º melhor do mundo pela Conferência Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ/IBJJF).

MAIS NOTÍCIAS