Site icon DeFato Online

Câmara de Conceição quer representante do Legislativo no Gabinete Covid-19

Câmara de Conceição quer representante do legislativo no Gabinete Covid-19

Foto: Carol Vieira/DeFato

A Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro quer um representante do Legislativo no Gabinete Covid-19. O pedido é do presidente da Casa, o vereador Claudinho Ziriguidum (Rede), e tem como objetivo tornar mais participativa as tomadas de decisão referente ao enfrentamento do coronavírus no município. Para o vereador, no momento, é necessário ampliar a discussão trazendo novas pessoas para o comitê, que atualmente é responsável por traçar as estratégias que lidam com o avanço da pandemia na cidade. 

Segundo Claudinho Ziriguidum, a criação do comitê foi bastante válida para decidir qual seria o planejamento do município diante da Covid-19, principalmente por contar com uma equipe técnica capacitada para lidar com o cenário. No entanto, o presidente da Câmara afirma que o diálogo precisa ser aprimorado, tendo participantes do Legislativo, Judiciário, associação comercial, instituições religiosas e sociedade civil. 

“Nós precisamos fazer com que esse diálogo sobre a pandemia chegue de fato nas pessoas. Queremos aproximar do comitê para entender qual será o planejamento futuro, o que será feito daqui a diante. No primeiro momento, orientar a população por meio de decreto foi necessário e respeito todas as decisões tomadas, mas agora precisamos conversar”, disse o representante do Legislativo.  

Ainda de acordo com Claudinho Ziriguidum, com o avanço da doença no interior, é necessário que mais pessoas participem dos debates que dizem respeito ao tema, como por exemplo entender a necessidade da flexibilização do comércio no município. 

“A Câmara junto com a Associação Comercial de Conceição abriu espaço para que os comerciantes colocassem na mesa a opinião deles. Fizemos uma reunião aqui na casa para que eles falassem sobre o cenário e compartilhassem como poderia ser feita uma flexibilização do comércio de forma responsável. A ideia é propor mais conversas como essa, mais diálogos para inserir a comunidade e, mais que isso, levar informação sobre o cenário”, afirma o vereador. 

Presidente da Câmara, Claudinho Ziriguidum – Foto: Carol Vieira/DeFato

Distritos e Jubileu

Claudinho Ziriguidum também afirma que se preocupa com a falta de informação, principalmente nos distritos. Ele disse que muitos moradores estão longe do centro urbano e não tem muita informação sobre o que está acontecendo, e que em muitos distritos as pessoas não usam máscaras. Assim, o mesmo acontece em relação às notícias relacionadas ao Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que acontece online neste ano. 

“A preocupação da Câmara é se a informação está chegando nas pessoas. Nós vamos fazer uma ação para entrar em contato com todas as câmaras da região e com a associação de vereadores. Vamos fazer isso para disseminar informação e assim, pedir para que os cidadãos fiquem em casa durante o Jubileu. Nós queremos fazer essa aproximação e evitar que as pessoas fiquem desinformadas. Se a gente não tiver diálogo e criar propostas, como nós vamos lidar com isso?”, aponta o vereador.

Câmara durante a pandemia 

Durante 45 dias, as atividades da Câmara de Conceição do Mato Dentro ficaram totalmente suspensas. No entanto, segundo o Ziriguidum, os trabalhos estão sendo retomados gradualmente. “Estamos voltando com menos servidores e alternando a carga horária. Servidores que são do grupo de risco à doença continuam trabalhando no sistema home office. Aqui só é permitido a entrada de máscara”, afirma o vereador. 

Dessa forma, o objetivo da Casa é dar condições para que as pessoas continuem usando os serviços da Câmara, como o xerox e a formatação de currículo. “Além dos nossos cuidados, entregamos sete carros e R$200 mil à Prefeitura para ajudar no combate do novo coronavírus”, disse o vereador. 

Exit mobile version