Site icon DeFato Online

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023

Câmara de Itabira inicia as atividades do Parlamento Jovem 2023

Abertura das atividades do Parlamento Jovem 2023 - Foto: Gustavo Linhares/DeFato

A sala da presidência da Câmara Municipal de Itabira recebeu, na tarde da última quarta-feira (15), o lançamento da edição 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), que trabalhará o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Neste ano, o projeto contará com a participação de alunos de cinco instituições de ensino da cidade: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Estadual da Fazenda da Betânia, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen).

O PJ Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. Em Itabira, o programa é realizado pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, que tem a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) como presidente.

Rose Félix, presidente da Escola do Legislativo – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Já atual diretora da Escola do Legislativo, Ana Luiza Torres, comentou sobre o projeto desenvolvido na Câmara. “A importância do Parlamento Jovem, o qual chamamos de PJ, é criar a oportunidade dos jovens do ensino médio conhecerem melhor e participarem ativamente da elaboração de políticas públicas, exercendo assim a sua cidadania frente ao Poder Legislativo Municipal e Estadual”, destaca.

“Neste ano, a expectativa é grande, tivemos uma adesão muito boa das escolas. Como Itabira é a coordenação regional do Polo Médio Piracicaba, estamos muito animados e motivados a tratar e discutir o tema ‘jovem e mercado de trabalho’. Tema esse de muito interesse dos jovens que estão no Ensino Médio e já buscam oportunidade de trabalho agora ou em um futuro próximo”, completa.

Ana Luiza Torres, diretora da Escola Legislativo – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Durante o encontro, Thiago Madeira, estagiário da Procuradoria Jurídica da Câmara e ex-participante do PJ Minas, e Sander Valeriano, estagiário da Escola do Legislativo e monitor do programa, também relataram as suas experiências na Casa e como isso contribuiu para o desenvolvimento deles.

A empresária e professora Natália Lana, que atua com seleção e recrutamento de pessoal, foi convidada para conversar com os estudantes sobre o mercado de trabalho para os jovens.

Natália Lana conversou com os novos integrantes do PJ Minas – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Sobre o Parlamento Jovem

O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2023, PJ Minas terá a participação de 147 cidades — sendo que 43 delas participam pela primeira vez do projeto. Os municípios são divididos em 20 polos.

Itabira assume, neste ano, a coordenação regional do Médio Piracicaba, que conta também com as cidades de Catas Altas, Dionísio, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Clique aqui e confira todos os polos regionais do Parlamento Jovem Minas.

Sobre a Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, da Câmara Municipal de Itabira, tem por finalidade promover a cidadania. Por meio do Projeto Câmara Escola, transforma o plenário da Casa em uma grande sala de aula, trazendo os alunos para uma conversa informal em que os vereadores expõem suas experiências, bem como respondem aos questionamentos.

Em 2015, a Escola do Legislativo passou a agregar o PJ Minas que, a cada ano, trabalha um tema de relevância social e do interesse dos jovens por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

Exit mobile version