Você sabe qual o tipo ideal de lareira para o seu ambiente?

Conheça a vantagem e desvantagem de cada modelo

Você sabe qual o tipo ideal de lareira para o seu ambiente?
Foto: Reprodução/ Ramella Arquitetura

O inverno é a mais fria entre as quatro estações do ano. Essa estação é caracterizada pela queda das temperaturas e pela ocorrência de noites mais longas e dias mais curtos. Por isso, essa é a melhor época do ano para assistir filmes, tomar um bom vinho e acender uma lareira. Além de esquentar o ambiente, a lareira possui um efeito decorativo espetacular. Atualmente, existe uma infinidade de tipos que podem ser instalados de forma rápida e sem muito trabalho.

Vantagens e desvantagens

A Lareira a Gás não necessita de lenha para funcionar e por isso, não é necessário o uso de dutos de exaustão. Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento, mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. O outro modelo é o que usa lenhas de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico.

A Lareira elétrica é muito parecida com um aquecedor. O que difere é a reprodução em 3D das imagens das labaredas, proporcionando um efeito visual ao do fogo. A grande vantagem é a facilidade para ligar esse modelo, basta apenas acionar um botão no controle remoto. E além disso, não necessita de limpeza interna. A desvantagem é em relação ao consumo de energia. Quanto maior a potência, maior será seu consumo.

A lareira à lenha é o modelo mais tradicional. A maioria é feita em concreto, alvenaria ou metal. Para ser executada é necessária a utilização de mão de obra especializada. Para muitas pessoas ela oferece um prazer maior do que as outras tanto pelo barulho do fogo quanto pelo visual.Uma das desvantagens dessas lareiras é a própria lenha. Sua queima gera fuligem e bastante fumaça, o que faz necessário o uso de chaminés. Uma outra desvantagem é o trabalho pesado de compra, armazenamento, manuseamento e limpeza de lenha e cinzas que resultam da sua utilização.

A lareira ecológica dispensa o uso da lenha e pode ser usado o álcool ou etanol. Seu acendimento é rápido e prático e não gera nenhuma sujeira. Elas também podem ser portáteis. É o modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, o que a torna ideal para espaços maiores. Por outro lado, a desvantagem é que não possui um abastecimento contínuo como a lareira a gás.

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens de cada uma, se antecipe e escolha o modelo ideal para curtir a próxima estação do ano.

 

cassino criptomoedas

Serviços relacionados