Minimalismo está em alta em projetos comerciais

Ambientes são planejados sem excessos, com paleta de cores neutras e muita luz natural

Minimalismo está em alta em projetos comerciais
Minimalismo está em alta – Foto Eduardo Macarios/Divulgação

O minimalismo é uma das grandes tendências do momento no universo do décor. Apostando em linhas retas e no toque “clean”, na arquitetura, o minimalismo segue a premissa de Mies van der Roche: “o menos é mais”. Como resultado, ambientes sem excessos, paleta de cores neutras e muita luz natural. Além dos residenciais, os projetos comerciais também exploram o minimalismo.

Confira projetos comerciais que são valorizados pelo estilo minimalista:

Consultório médico

Na recepção deste consultório médico, o cimento queimado é o grande protagonista. A composição com o preto e o branco garante a sobriedade do local. O design simples e anguloso reafirma o estilo minimalista atemporal explorado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura. Na escolha do décor, o princípio de usar apenas o essencial prevalece com um único ponto de cor, representado pelo cacto disposto sob o balcão.

(Crédito: Eduardo Macarios)

A arquiteta Amanda Mello propôs um espaço aconchegante que não fosse cansativo aos pacientes da clínica. Um visual mais clean e sem excessos auxilia nessa missão, juntamente com os móveis soltos da M. Decor, que garantem conforto na hora da espera. A base em tons neutros permite um jogo de cores nos detalhes, trazendo vida ao ambiente. O ripado de madeira e emolduramento em madeira branca criam um contraste e são destaques.

Cafeteria

A pausa para o cafezinho fica ainda melhor com um ambiente desses. Nessa cafeteria de Curitiba, projetada pelo Studio Boscardin.Corsi, o conceito do ambiente segue ao do carro-chefe: simples e funcional, como o café. Os tons neutros e as linhas retas ajudam a compor o cenário, que ganha um toque industrial com os azulejos de metrô pretos.

(Crédito: Eduardo Macarios)

 

Livros e vinhos

Livros e vinhos são a combinação perfeita para compor esse espaço, projetado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. Mesmo em um local com diversos materiais estocados nas prateleiras, o ambiente consegue trabalhar o minimalismo através dos tons neutros e da disposição do mobiliário, que garante amplitude e um tom clean. O layout funcional e a valorização da luz natural também são características que se sobressaem.

(Crédito: Marcelo Stammer)

Linhas retas

Neste projeto, assinado pela arquiteta Bruna Souza e a designer Emanuella Leite, do BE.Studio, o minimalismo prevalece no formato reto do mobiliário, que conversa com a obra de arte também retilínea. Além disso, a escolha dos tons neutros do papel de parede, disponível na StilHaus, e do revestimento no piso também ajudam a reforçar o estilo.

(Crédito: Renata Salles)