5 dicas para comprar imóvel na crise sem passar por problemas

No texto de hoje vamos mostrar que é possível, sim, comprar um imóvel na crise sem passar por problemas financeiros.

5 dicas para comprar imóvel na crise sem passar por problemas

É muito comum que as pessoas fiquem cautelosas em relação a fazer grandes aquisições no momento de crise. E esse cuidado é, de certa forma, bom. Entretanto, deve-se ter certo cuidado para que a cautela não seja exagerada e acabe fazendo com que se perca bons negócios.

Você deve estar se perguntando: “mas, existem bons negócios em tempo de crise?” Nós acreditamos que sim — e comprar um imóvel pode ser um deles! A questão é saber aproveitar as vantagens que o momento oferece.

Quer saber quais são elas? No texto de hoje vamos mostrar que é possível, sim, comprar um imóvel na crise sem passar por problemas financeiros. Continue lendo e veja nossas dicas!

1. Faça um planejamento financeiro especifico para comprar um imóvel

Essa dica parece trivial, mas não se engane: não é! E, inclusive, o planejamento financeiro deve ser uma ação constante na vida de quem deseja comprar um imóvel. Por meio do planejamento é possível programar-se para negociar o valor da entrada e das parcelas, aproveitando o alto poder de barganha que o momento oferece.

Sem falar que o planejamento permite, ainda, que o comprador consiga organizar suas finanças para cobrir os custos extras — como os documentos necessários no processo de compra e venda. Evitando, já de início, qualquer problema financeiro indesejado.

2. Procure descontos (sim, eles existem)

O conteúdo continua após o anúncio

É um engano pensar que a crise aumenta o preço dos imóveis; na verdade eles tendem a ficar congelados. Somando esse cenário à cautela do consumidor, que passa a evitar compras, as construtoras tendem a oferecer descontos para reaquecer o mercado. Nesse caso, um bom negócio para conseguir encontrar esses descontos é frequentar os feirões de casas novas e usadas, oferecidos por construtoras.

3. Compare as possibilidades de financiamentos

Nessa linha de incentivar o aquecimento do mercado, vale de tudo: reduzir a burocracia, facilitar a concessão de créditos, fazer trocas para reduzir parcelas, etc. Como a crise apresenta um cenário preocupante para as imobiliárias, construtoras e incorporadoras, elas fazem de tudo para melhorar o rendimento e finalizar contratos. Por isso, pesquise e compare os benefícios que cada uma oferece, antes de fazer sua escolha.

4. Busque construtoras que estão com estoques

Esse é um dos momentos que aumentam suas possibilidades de escolha. Sabe por quê? Há estoques! Enquanto nos momentos de pleno aquecimento do mercado imobiliário você tem dificuldades de encontrar opções que atendam suas preferências e disponibilidade financeira, nos momentos de crise há estoques. Portanto, há muitas possibilidades. Aproveite para escolher a que se enquadra ao seu momento financeiro.

5. Encontre custos reduzidos

Se você está em busca de um imóvel, possivelmente tem acompanhado os valores praticados por esse mercado já há algum tempo, certo? Pois, então, faça agora uma pesquisa atual e compare com os valores da sua lista anterior. Facilmente, você constatará que houve uma redução de custos. Portanto, o momento atual é favorável.

As especulações financeiras apontam para um possível retorno do crescimento desse mercado no segundo semestre desse ano (2016). Assim, é provável que esse cenário de oportunidades sofra algumas alterações. Então, não deixe essa oportunidade passar.

Serviços relacionados