Cuidados com o veículo em tempos de Covid-19
Em algum momento, poderá ser inevitável ter que sair de casa para alguma necessidade essencial. Nessas horas, como evitar que seu carro possa ser um propagador do coronavírus?
Todos nós estamos preocupados com a pandemia do novo coronavírus e buscando seguir as medidas de prevenção, como evitar a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas, restaurantes e diversos estabelecimentos são proibidos de receber o público. Nessa hora, surge a dúvida: é seguro se locomover de carro? Nós damos algumas dicas abaixo.
1- Dê preferência a ir sozinho no carro
Sabemos que é inevitável sair para podermos comprar alimentos, medicamentos, entre diversos motivos que lhe fará se locomover de carro. Sendo assim, prefira ir sozinho no veículo. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contato e contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter apresentado nenhum sintoma ainda.
2 -Mantenha as janelas abertas
Manter as janelas do carro abertas e um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.
3 – Desinfete o veículo
É imprescindível manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias. Por isso, uma superfície pode estar contaminada, pois transportamos alimentos e objetos no interior do veículo.
A médica infectologista Alina Habert explicou, em um evento da Ford, como desinfetar os principais focos de contaminação no carro:
No volante e no câmbio, passe um pano com álcool 70%. Nos cintos de segurança, retire o excesso de sujeira com papel toalha e passe um pano com sabão neutro ou desinfetante. Para o painel, onde não é indicado passar álcool, utilize um pano úmido com detergente. E, por último, desinfete os botões de comando, como dos vidros e maçanetas.
4 – Evite aplicativos de transporte e táxis
Tente evitar o uso de aplicativos de transporte, como o Uber, e também táxis. O motorista pode estar contaminado, ou você pode contaminá-lo também, mesmo sem saber. Além disso, o carro também pode estar carregando o novo coronavírus, deixado nele por outros passageiros. Se não tiver escolha, exija que o motorista mantenha as janelas abertas e não toque no próprio rosto enquanto estiver dentro do veículo. Quando desembarcar, higienize as mãos o quanto antes.
5 – Reparo em oficina é possível?
Sim. O ideal é buscar estabelecimento que esteja seguindo as recomendações da OMS, e evite contato físico com outras pessoas e objetos, desinfete as mãos com frequência e evite levá-las ao rosto. Assim que o veículo estiver pronto, faça a higienização conforme o tópico 3.
6 – Evite tocar no exterior do veículo
Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele? É necessário manter um recipiente com álcool em gel no interior do veículo para após abri-lo desinfetar as mãos.
Com todas as medidas de prevenção acima você estará seguro e protegendo você e sua família.
Asproita
Endereço: Av. das Rosas, 207 – São Pedro – Itabira/MG
Telefone: (31) 3831-8835
Site: http://www.asproita.org/
Redes sociais: Facebook e Instagram