Cuidados com o veículo em tempos de Covid-19

Em algum momento, poderá ser inevitável ter que sair de casa para alguma necessidade essencial. Nessas horas, como evitar que seu carro possa ser um propagador do coronavírus?

Cuidados com o veículo em tempos de Covid-19

Todos nós estamos preocupados com a pandemia do novo coronavírus e buscando seguir as medidas de prevenção, como evitar a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas, restaurantes e diversos estabelecimentos são proibidos de receber o público. Nessa hora, surge a dúvida: é seguro se locomover de carro? Nós damos algumas dicas abaixo.

 1- Dê preferência a ir sozinho no carro

Sabemos que é inevitável sair para podermos comprar alimentos, medicamentos, entre diversos motivos que lhe fará se locomover de carro. Sendo assim, prefira ir sozinho no veículo. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contato e contágio entre elas. Lembrando que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter apresentado nenhum sintoma ainda.

 2 -Mantenha as janelas abertas 

Manter as janelas do carro abertas e um ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus, assim como outras doenças.

 3 – Desinfete o veículo

É imprescindível manter seu carro limpo, mesmo que apenas você o utilize. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias. Por isso, uma superfície pode estar contaminada, pois transportamos alimentos e objetos no interior do veículo.

A médica infectologista Alina Habert explicou, em um evento da Ford, como desinfetar os principais focos de contaminação no carro:

No volante e no câmbio, passe um pano com álcool 70%. Nos cintos de segurança, retire o excesso de sujeira com papel toalha e passe um pano com sabão neutro ou desinfetante. Para o painel, onde não é indicado passar álcool, utilize um pano úmido com detergente. E, por último, desinfete os botões de comando, como dos vidrosmaçanetas.

4 – Evite aplicativos de transporte e táxis

Tente evitar o uso de aplicativos de transporte, como o Uber, e também táxis. O motorista pode estar contaminado, ou você pode contaminá-lo também, mesmo sem saber. Além disso, o carro também pode estar carregando o novo coronavírus, deixado nele por outros passageiros. Se não tiver escolha, exija que o motorista mantenha as janelas abertas e não toque no próprio rosto enquanto estiver dentro do veículo. Quando desembarcar, higienize as mãos o quanto antes.

5 – Reparo em oficina é possível?

Sim. O ideal é buscar estabelecimento que esteja seguindo as recomendações da OMS, e evite contato físico com outras pessoas e objetos, desinfete as mãos com frequência e evite levá-las ao rosto. Assim que o veículo estiver pronto, faça a higienização conforme o tópico 3.

6 – Evite tocar no exterior do veículo

Higienize as mãos antes e depois de fazer uso do carro. Imagine que você o deixou estacionado e uma pessoa contaminada com o novo coronavírus se apoiou nele? É necessário manter um recipiente com álcool em gel no interior do veículo para após abri-lo desinfetar as mãos.

Com todas as medidas de prevenção acima você estará seguro e protegendo você e sua família.

asproitaAsproita
Endereço: Av. das Rosas, 207 – São Pedro – Itabira/MG
Telefone: (31) 3831-8835
Site: http://www.asproita.org/
Redes sociais: Facebook e Instagram


Serviços relacionados

Política de Privacidade