Aluno da Unifei tem trabalho publicado em importante periódico internacional
João Pedro é aluno de Engenharia Elétrica na Unifei-Itabira
João Pedro Areias de Moraes, aluno de Engenharia Elétrica no campus Unifei-Itabira, teve os resultados do seu trabalho de iniciação científica publicados no Nucleic Acids Research – Web Server Issue (Oxford Academic), um dos mais importantes periódicos do mundo (fator de impacto 9.2, de acordo com Thomson Reuters).
João Pedro dedicou o seu trabalho ao GASS, programa desenvolvido pelo professor Sandro Izidoro, um dos seus orientadores, em seu programa de doutorado.
A função do GASS é auxiliar pesquisadores, especialmente das áreas de biologia e bioinformática, na busca de sítios catalíticos (região da enzima em que acontecem as reações químicas) similares em proteínas. O professor Sandro explica que em condições normais, ao descobrir uma nova proteína, o pesquisador precisa fazer dezenas de testes para identificar sua função, o que demanda tempo e recursos. O GASS foi desenvolvido para comparar a estrutura de uma nova proteína a milhares de proteínas já conhecidas, permitindo inferir sua função por meio da similaridade do sítio catalítico, otimizando tempo e recursos. Para se ter uma ideia da complexidade da tarefa, o banco de dados da ferramenta possui mais de 23 mil proteínas extraídas do Protein Data Bank (PDB) – banco de dados com informações de todas as proteínas conhecidas.
O trabalho desenvolvido por João Pedro não só tornou a ferramenta criada pelo professor Sandro disponível a pesquisadores de todo o mundo, via Internet, como também envolveu o refinamento da busca, que antes abrangia apenas os sítios catalíticos e agora compara também os sítios de ligação.
João Pedro conta que a ferramenta, hospedada em um servidor do campus de Itabira, já foi acessada por pesquisadores de países como Itália, Canadá e Rússia e destaca que um dos maiores orgulhos que sente pelo trabalho é poder contribuir, indiretamente, com pesquisas que podem impactar a vida de muitas pessoas, como nos casos do desenvolvimento de fármacos.
O aluno João Pedro Areias de Moraes e o professor Sandro Carvalho Izidoro
De acordo com Sandro, já foi firmada uma parceria com a Fiocruz para a ampliação do trabalho. O próximo passo será implementar melhorias para tornar a busca promovida pelo GASS ainda mais precisa.
O professor ainda destaca ser fundamental que as oportunidades oferecidas pela universidade garantam o desenvolvimento de projetos de tamanha relevância. “Os editais precisam levar em consideração também, para a distribuição de bolsas, o impacto dos trabalhos desenvolvidos, garantindo a continuidade de projetos de grande potencial”, afirma.
É exatamente o que João Pedro almeja. “Minha expectativa é dar continuidade ao trabalho, render outros artigos e também desenvolver alguma melhoria ainda mais impactante nesse método, quem sabe tornando-o uma ferramenta padrão na bioinformática”.
João Pedro Areias de Moraes contou com a orientação da professora Gisele Lobo Pappa (DCC – UFMG), do pesquisador Douglas E. V. Pires (Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz Minas), além do professor Sandro Carvalho Izidoro (Engenharia da Computação – Unifei-Itabira).