Unifei lança programa de mestrado voltado a profissionais de empresas itabiranas
Unifei Itabira terá novo curso de mestrado, dessa vez voltado à qualificação profissional
O campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) lança, nesta quinta-feira, 29 de junho, um programa de mestrado profissional em Engenharia de Produção. O projeto é o primeiro administrado e lecionado exclusivamente por docentes da instituição em Itabira e é voltado, especialmente, a colaboradores de empresas da cidade.
Esse programa já é praticado no campus de Itajubá e agora chega à terra de Drummond. O mestrado será trabalhado inicialmente por quatro docentes, como explica o professor Emerson José de Paiva, coordenador-adjunto do curso na Unifei Itabira. Segundo ele, a universidade vai montar parcerias com a iniciativa privada para atrair alunos e obter recursos.
“É um mestrado voltado para a qualificação profissional. A ideia é buscar profissionais de empresas que buscam soluções para seus problemas em modelos científicos”, afirma o professor.
Será um curso financiado com recursos privados, apesar de ser em uma instituição pública. Não haverá bolsa aos alunos participantes, a não ser que as empresas parceiras ajudem a conceder o benefício. Antes de bater o martelo a respeito do início do curso, os professores da Unifei fizeram sondagens em empreendimentos na região e viram que é um projeto viável. Após o lançamento do edital, nesta quinta, os coordenadores farão contatos mais efetivos para formalizarem as parcerias.
Apesar de ser voltado a profissionais, não há restrição para que acadêmicos também façam o novo mestrado da Unifei. A única exigência é que a pesquisa a ser desenvolvida se enquadre em alguma das linhas que serão apresentadas no momento do lançamento do edital.
Amadurecimento
Segundo o coordenador de Pós-Graduação do campus de Itabira, Marcos Roberto de Abreu Alves, o fato de o campus itabirano agora ter um programa de mestrado exclusivamente administrado pela equipe local significa avanço e amadurecimento para a instituição. “Programas de pós-graduação catalisam o desenvolvimento científico e tecnológico. Esses trabalhos não só possibilitam mais pesquisa na instituição como também melhoram o ensino na própria graduação”, analisa.
O fato de o programa ser desenvolvido por completo em Itabira dá à equipe local mais autonomia e à cidade uma oportunidade de relevante contribuição. “O objetivo é atender as demandas da região. Queremos que aqui sejam desenvolvidas pesquisas diretamente ligadas às empresas locais. É atender à comunidade e aos profissionais da indústria, para que eles possam resolver algum problema pelo qual passa a empresa que eles trabalham”, diz o professor Márcio.
Além do mestrado profissional em Engenharia de Produção, a Unifei já oferece em Itabira pós-graduações em Materiais para Engenharia, com 13 alunos (10 de mestrado e 3 de doutorado), Química, com quatro alunos (um de mestrado e três de doutorado) e Ciência e Tecnologia da Computação, com um aluno, que cursa em Itajubá, mas é orientado por professor do campus itabirano.